12º BATALHÃO DO POLICIAMENTO DO INTERIOR HOMENAGEIA DESTAQUES DA CORPORAÇÃO

Como parte dos festejos de mais um aniversário do 12º Batalhão do Policiamento do Interior (12º BPM I) que agrega 13 municípios, uma grandiosa solenidade foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Botucatu, na noite da última quinta-feira (25/04).

Na oportunidade, todos os policiais que se destacaram, ao longo do ano passado, receberam significativas homenagens da cúpula da PM na cidade, por suas atuações junto ? comunidade; foram entregues láureas de RECONHECIMENTO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA e MÉRITO PESSOAL a vinte e dois policiais da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Guarda Municipal.

As festividades que marcaram mais um ano de atuação deste importante Batalhão no interior, iniciaram-se na manhã do dia 22 de abril, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, com uma maiúscula participação do Deputado Estadual Fernando Capez, que proferiu com muito brilhantismo uma palestra para 350 convidados.

Depois, na quinta-feira, o espaço reservado ao público na Casa de Leis do Município ficou pequeno diante da grandeza do evento. Inicialmente, a apresentação da Orquestra Infantil da Associação Fraternal Pelicano (AFRAPE), composta por vinte crianças aproximadamente, já dava mostras de como seria a noite. Os pequenos artistas da AFRAPE abriram o evento de um jeito muito especial.

Palavra daqui, apresentação dali, mesa de frente formada (por sinal, repleta de pessoas respeitáveis da terrinha), tudo muito organizado, aliás, fato comum em festividades onde a PM e o pessoal da Câmara Municipal estejam envolvidos (meu Deus, todo evento, seja de qualquer natureza, o “timaço” da amiga Silmara Ferrari de Barros esbanja propriedade na arte de fazer tudo bem feito) e, por fim, o início de uma cerimônia de altíssima relevância.

Era chegada a hora, enfim, do reconhecimento profissional. Com certeza, inúmeros policiais da corporação da PM viveram naquela noite, lances inesquecíveis que jamais fugirão ? memória.

A solenidade foi muito prestigiada; não bastassem as autoridades ligadas diretamente ? s forças de segurança do município (Doutores Adjair Campos, Secretário de Segurança do governo municipal; Antonio Soares da Costa Neto, Delegado Seccional de Polícia; Sérgio Luiz Bavia, Comandante da Guarda Municipal, Tenente Coronel Vagner Tardeli, Comandante do 12º BPM I, que, inclusive, recebeu um Boton com Brazão do município, das mãos do Presidente do Legislativo Ednei Lázaro da Costa Carreira; Capitão PM José Semensati Junior, comandante da 1ª Companhia do 12º BPM I; Clóvis de Almeida Martins, Presidente do CONSEG; Major PM Jorge Duarte Miguel, Sub-Comandante do 12º BPM I e muitos outros), quase todos os vereadores botucatuenses estiveram presentes.

Muitos familiares dos policiais homenageados e figuras expressivas da cidade – entre elas, o mais novo Presidente da União ACE/CDL, Luiz Rogério Perez e o amigo de longa data, Sacae Watanabe – lá estiveram para engrandecer, mais ainda, esse brilhante ato do reconhecimento que o comando de uma corporação tão malhada, como a Polícia Militar, presta frequentemente aos seus dedicados componentes.

Que bom seria se neste país de meia dúzia de picaretas todos os nossos “comandantes” (especialmente aqueles que são pagos com o dinheiro da nossa gente) tivessem a grandeza de priorizar a valorização dos seus trabalhadores. Pura utopia!

Enfim, este não é o primeiro ano que assisto um congraçamento tão importante e valioso como este. Confesso que sinto orgulho imenso em listar, neste meu conto, todos os 22 homenageados.

Eis a relação dos Laureados: Robson Domingues Nóbrega, agente da Guarda Municipal; SD Geraldo Ezequiel de Oliveira Lima, Polícia Rodoviária; Sargento Marcos Antonio Rabelo Tavares, Polícia Ambiental; Soldados PM Marcelo Luis Onório, Márcio Paulo de Oliveira e Edilton Ferreira de Souza; Cabo PM Osvaldo Rodrigues Soares; Capitão PM Kátia Regina Fermino Christófalo (RECONHECIMENTO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA); Tenente PM Lizandra Interliquia Betti Fonseca, Cabo PM Ronaldo da Silva e os Soldados PM Leandro Rodrigo Correa e Rafael Alexandre Conti (Láurea de Mérito Pessoal da PM – 4º Grau); Cabo PM Alexandre Nicolosi Garcia, Benivaldo Santos e Paulo Henrique Escorsi, Soldados PM Maria de Fátima Dias e Aline Moraes da Silva (Láurea de Mérito Pessoal da PM – 3ºGrau); Sargento Clodoaldo Francisco e os Soldados Carlos José Gonçalves, Marco Aurélio Winckler Ferrari, Cristiano Gonzaga Bordinhon e René Alves de Oliveira (Láurea de Mérito Pessoal da PM – 1º grau). Parabéns a todos indistintamente.

Nesta semana abraço carinhosamente todos os meus amigos unespianos, oriundos da saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu com os quais, por muitos anos, lutei com o pensamento voltado neste futuro, que agora é presente: a nossa “Faculdade” é referência positiva no Brasil inteiro.

A eterna FCMBB, hoje UNESP, completou o Jubileu de Ouro, no mês de abril. Soube que muitos dos meus ex-colegas de serviço de um tempo que, infelizmente, ficou para trás (Luiz Carlos Cassinelli, Doutor Fausto Batista Domingues, Zoé Bosco e o “mano” Marcílio Gomes) foram homenageados pela direção da Faculdade de Medicina e da FMVZ.

Pena que, mesmo sendo o funcionário mais antigo da instituição, ainda em atividade, pois nela ingressei em 1968, só soube destas homenagens através da imprensa local. Coisas deste Brasil Brasileiro. No entanto, os meus cumprimentos a todos os colegas servidores lembrados.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com