“NÓS NÃO PRECISAMOS DE MUITA COISA. SÓ PRECISAMOS UNS DOS OUTROS”

Bonito, comovente, solidário, acolhedor e, acima de tudo, muitíssimo verdadeiros os dizeres da frase do poeta irlandês Oscar Wilde, expostos na placa de inauguração do Núcleo Assistencial que leva o nome de um grande entusiasta do mundo da solidariedade, Professor Doutor Pasqual Barretti – “NÓS NÃO PRECISAMOS DE MUITA COISA. SÓ PRECISAMOS UNS DOS OUTROS” – ocorrida na manhã da última sexta-feira (01/03), na Fundação Para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP.

A direção da FAMESP, tendo ? frente o seu Diretor Presidente, Professor Doutor Pasqual Barretti entregou mais um moderníssimo empreendimento social aos servidores da UNESP que prestam serviços na Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas, bem como ? queles funcionários que pertencem ao seu quadro de pessoal e seus respectivos dependentes.

Com certeza, esses três novos espaços – para atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos e assistenciais – juntamente com a entrega de mais um consultório odontológico, reafirmam, de vez, o comprometimento que essa fundação tem com o bem estar de todos os trabalhadores.

Paralelamente ? “entrega” desse prêmio aos funcionários, outro “cantinho” especial foi oferecido ? nossa comunidade de pacientes do HC. Já a partir da próxima semana, um interessante projeto desenvolvido, com muito sucesso, em alguns hospitais brasileiros. (que visa dar um suporte maior ? s mulheres que enfrentam o temido câncer de mama em sua rápida recuperação), também estará de vento em popa. Evidentemente que nessas patologias as sessões de psicologia fazem a diferença, no entanto, o programa prevê, além dos exercícios de fisioterapia, aulas de Dança do Ventre.

Muitas autoridades da terrinha (entre elas, o Prefeito João Cury Neto; seu vice, Professor Antonio Luiz Caldas Junior; Presidente da Câmara Municipal Ednei Lázaro da Costa Carreira; o digníssimo Promotor de Justiça Doutor Eduardo Zacharias; Doutor Antonio Soares da Costa Neto; Professor Emílio Carlos Curcelli, Superintendente do Hospital das Clínicas; Delegado Seccional, Doutor Celso Olindo; Delegado da DIG, Tenente Coronel PM Vagner Tardeli, comandante do 12º BPM I; Capitão PM José Semensati Junior, comandante da 1ª Companhia do 12º BPM I; Sérgio Luiz Bavia, comandante da Guarda Municipal; Professor Beto Colenci, diretor da FATEC e Conselheiro da FAMESP; Professor José Carlos Souza Trindade, eterno Reitor da UNESP; o grande são-manuelense Chico Martucci; vereador João Elias, secretário da Câmara Municipal; diversos secretários do governo municipal; Prefeitos de municípios vizinhos e muitas outras), juntaram-se aos diretores da FAMESP (Professores Pasqual Barretti, Antonio Rugolo Junior, Sidney Lastória e Shoiti Kobayasi) e aos amigos Milton Casquel Monti, Deputado Federal e Doutor Fernando Capez, Deputado Estadual, numa recepção onde “rolou” muita emoção.

A festa foi muito bonita e bastante concorrida, por sinal, maravilhosamente conduzida pelo respeitável radialista Vanderlei dos Santos, que, inclusive, mostrou ser possuidor de um talento invejável na arte de conduzir cerimonial. Outros colegas da imprensa local (Haroldo Amaral e Sidney Trovão do nosso Diário, Neder Filho da Municipalista e Ferdinando César Lunardi e Jaime Contessoti Filho da Clube FM) também prestigiaram este evento festivo.

O que não faltou entre os principais oradores (João Cury, Miltinho Monti e Doutor Fernando Capez) foram elogios ? conduta da FAMESP pelo brilhante trabalho que vem desencadeando, tanto na parte gerencial dos diversos hospitais do Estado, como no comprometimento com o social e ? Diretoria do FUSS – Fundo Social dos Servidores da FM, HC e FAMESP.

Enfim, mais uma vez, tive a grata satisfação de, junto de todos os diretores da FAMESP, recepcionar um “montão” de amigos (de várias camadas sociais e profissionais) em outra inauguração de um bem público. Que ELE, o nosso PAI, continue nos proporcionado momentos tão especiais como este vivido naquela festança. Com as graças DELE, esta foi a sexta obra social que essa progressista Fundação entrega a nossa gente, nos últimos oito anos.

Pena que, nem mesmo toda a beleza e o encanto daquela manhã, por sinal, todinha ensolarada, conseguiu me afastar da enorme saudade sentida de uma figura humana, acima da média, hoje “morador” no céu e que me fazia companhia em tudo aquilo que eu sempre tentei levar adiante em prol de um mundo melhor. Querido Dom Antonio Maria Mucciolo, um beijo muito saudoso; de novo, Deus iluminou o meu caminho.

Felizmente, para a minha alegria, o estimado Padre Emerson Rogério Anizi me atendeu e, com toda a sua elegância, abençoou não só a nossa nova “casa”, mas, principalmente, os nossos bons intentos.

Com muito carinho, abraço duas pessoas muito especiais aqui da “terrinha”, que fizeram muita falta naquela solenidade. Um, por problemas profissionais, o Doutor Josias Martins de Almeida Junior, Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal. Já, o outro, por um descuido imperdoável de minha parte. Lamentavelmente, esqueci de convidar para estar entre nós, o meu “paizão” Orlando de Almeida. Coisas dessa vida repleta de possibilidades.

Com carinho idêntico abraço os meus mais novos parceiros de ações do bem; três profissionais do mais alto nível, companheiros inseparáveis do meu cotidiano e que terão a missão de “tocar” este importante projeto: o Doutor José Ricardo Paciência Rodrigues, renomado Mastologista do quadro de Docentes da UNESP e as minhas amigas, a fisioterapeuta Samira Luvisuto Rozalem e a professora de Dança do Ventre, Sônia Suhayla.

Por fim, um abraço carinhoso a todas as mulheres do mundo, afinal, hoje é o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Como diz a música do “monstro” Zé Ramalho, interpretada pela fenomenal Amelinha: Se não fosse a mulher “mimosa flor”, a história seria mentirosa. Parabéns, mulheres de todo o Universo.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com