“HOSPITAL DIA” COMEMORA DEZ ANOS DE UM SERVIÇO DE EXCELÊNCIA

Na tarde da sexta-feira que passou (19/09), os diretores da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP), bem como todos os profissionais que atuam cotidianamente nos ambulatórios especializados de Infectologia “Professor Domingos Alves Meira”, reuniram-se, de um jeito bastante especial, para comemorar dez anos de funcionamento do denominado “Hospital Dia”; uma década de atividades oriundas de um projeto brilhante arquitetado por um dos maiores expoentes do quadro de docentes da renomada Faculdade de Medicina de Botucatu, o saudoso Doutor Domingos Alves Meira.

Diversas autoridades universitárias estiveram presentes para prestigiar este marco (entre elas o Ilustre Vice-Diretor da FMB, Professor José Carlos Peraçoli; Doutora Lenice do Rosário de Souza, Diretora da referida unidade; os Diretores da FAMESP, Professores Pasqual Barretti  – Diretor Presidente, Antonio Rúgulo Junior – Vice-Presidente; Sidney Lastória – Superintendente Administrativo, José Goldberg – Superintendente Financeiro, Maria Aparecida Mourão Brasil – Superintendente Técnico, Shoiti Kobayase – Assistente Técnico de Direção; Doutora Maria Clara Giani, Coordenadora Estadual do Programa DST/AIDS; inúmeros docentes e servidores técnico-administrativos da UNESP – muitos deles ligados ao próprio Hospital  e também o vereador Lelo Pagani, que representou o Poder Legislativo Botucatuense) e festejaram os muitos fatos relatados por quem, efetivamente contribuiu para a implantação deste enorme centro de atendimento médico oferecido à nossa gente. Lamentavelmente, outra vez, nenhum representante do governo municipal esteve presente numa comemoração promovida pela FAMESP.

Tão logo o comando do cerimonial anunciou a composição da mesa de frente, tivemos o privilégio de assistir uma brilhante aula ministrada pelo Professor Alexandre Naime Barboza, sábio componente do “time” formado, lá atrás, pelo Professor Meira. Com muita simplicidade, o jovem mestre, através de um vídeo, mostrou tudo sobre o dia a dia do SAE – Serviço de Ambulatórios Especializados.

Aí vieram os discursos. Evidentemente que todas as autoridades que fizeram uso da palavra, além de demonstrarem enorme orgulho em ver esta unidade crescendo, ainda teceram os maiores elogios ao grande responsável pela existência desta maravilha, o saudoso Professor Benemérito Domingos Alves Meira.

A Professora Lenice do Rosário de Souza, Diretora da unidade abriu o cerimonial dando boas vindas a todos e, entre outras manifestações, fez um agradecimento especial aos seus colaboradores e demonstrou uma satisfação incontida em chefiar uma equipe profissional muitíssimo qualificada como a que comanda.

Não menos emocionantes foram as palavras do Doutor Peraçoli. O Vice-Diretor da nossa conceituada Faculdade de Medicina se mostrou altivo em ter sido aluno do Professor Meira, um grande visionário e ainda recheou o seu pronunciamento ao narrar um “causo” envolvendo uma gestante portadora do vírus HIV, acontecido, exatamente no início da implantação deste serviço. Segundo ele, na época, o desenrolar desse programa conseguiu “amenizar”, muitos e muitos casos, cujos pacientes eram portadores desse triste quadro.

Já as colocações do Diretor Presidente da FAMESP, Professor Pasqual Barretti – por sinal, ditas com muito conhecimento de causa – foram as que deram um brilho ainda maior à solenidade.

Abençoado por Deus com o dom da oratória, o querido Doutor Pasqual logo foi dizendo tudo sobre a honra de estar à frente desta fundação que, a cada dia que passa, “abraça”, com muita intensidade, vários e vários desafios. Sem sombra de dúvidas, a FAMESP, nos dias atuais vem sendo considerada, senão a maior, uma das mais progressistas fundações de todo o Estado de São Paulo.

Por várias vezes, esse grande gestor enfocou o sucesso que a Fundação vem conquistando com o nobre serviço que oferece a muitas e muitas instituições médicas e hospitalares por todo o Estado; de maneira amável e até em forma de gratidão, lembrou do grande parceiro de tudo o quê foi feito por aqui nos últimos tempos, o Doutor Luiz Roberto Barradas Barata, Ex-Secretário Estadual da Saúde, falecido recentemente; contou tudo e mais um pouquinho, da luta travada pelo inesquecível Professor Meira, na formação deste Ambulatório, não deixando de mencionar a sua forte influência em vários órgãos públicos por todo o Brasil, lembrando inclusive, da importante participação que teve no Conselho Nacional quando da conquista pela FAMESP do seu compromisso com a Filantropia. Não poupou elogios às Casas de Apoio (a “menina dos olhos” da Fundação, no quesito humanização) o que deixou todos os profissionais ligados àquela preciosa entidade que “acolhe” pacientes do Brasil inteiro (bem como os seus acompanhantes) que vêm ao nosso Hospital das Clínicas, em busca de recuperar a saúde, envaidecidos.

O grande Pasqual ainda não deixou de agradecer algumas figuras integrantes da antiga Fundação Bons Ares, em especial o amigo Doutor Sérgio Aun, por todo o comprometimento demonstrado na implantação deste empreendimento que ora festeja mais um ano de atividades e, por fim, concluiu lamentando a falta que o mestre Meira vem fazendo a todos nós.

Um pouco antes do final das festividades, os convidados foram “guiados” ao saguão de entrada, onde foi prestada uma bonita e significativa homenagem ao idealizador e fundador do Serviço de Ambulatórios Especializados, Professor Domingos Alves Meira. Uma bela foto deste grande guerreiro foi afixada bem na entrada do prédio. Muitos dos presentes fizeram questão de posar ao lado da imagem que o homenageia para a posteridade. A nossa querida Professora Jussara Marcondes Machado, esposa do saudoso mestre Meira, também foi lembrada. Bastante emocionada, ela recebeu das mãos da Doutora Lenice, um lindo buquê de flores.

Enfim, mesmo muito singela, foi muito bonita e bem conduzida a comemoração dos dez anos de funcionamento deste serviço de excelência, carinhosamente denominado: “HOSPITAL DIA”.

Não tivesse ELE, o nosso PAI, nos barrado de estarmos ao lado desse grande empreendedor, aliás, um dos primeiros Diretores da extinta FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, meu estimável amigo Doutor Meira, que hoje mora no céu, com certeza, a grandeza desse acontecimento teria sido muito mais marcante.

Nada como um “conto” desses, em que gentilmente, nossas Casas de Apoio foram mencionadas e enaltecidas, para “abraçar”, carinhosamente um morador da cidade de Sarutaiá-SP (Pedro Olah Filho) que, orgulhosamente tivemos como hóspede nesses tais “abrigos” e que é um leitor especial das minhas narrativas.

Com o mesmo carinho “abraço” um dos maiores radialistas da terrinha, que na noite do último sábado, em parceria com a diretoria da Associação Atlética Ferroviária promoveu um show inesquecível, com os fantásticos Bee Gees Alive, lá no ginásio do Tricolor Botucatuense: meu “mano” Vanderlei dos Santos. Parabéns pelo sucesso querido “Vandão”!

Com afeto idêntico abraço outra grande figura da minha enorme galeria de amigos, que, nesta sexta-feira, completa mais um ano de vida: meu amigo e irmão, Francisco Elenilson Silva. Com certeza, vai rolar o dia inteiro, muitas “redondinhas”, no “FRIGOBAR” do seu Chico, lá em Rubião Junior.

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com