Cuidado: as redes sociais estão sendo invadidas por fakes

É impressionante o que algumas pessoas no anonimato fazem para tentar, de alguma forma, causar polêmicas usando as redes sociais. Esse tipo de pessoa é conhecida como fake. Abre um perfil nas redes sociais usando um nome fictício para entrar em conversas, colher dados sobre as pessoas / empresas ou dar opiniões.

Esta semana tivemos no facebook em nossa página do Acontece uma experiência desta natureza. Um fake teceu vários comentários maldosos e direcionados sobre uma matéria que havia sido publicada no site. Como não conhecíamos a “pessoa” procuramos saber quem era em seu perfil mas só encontramos metade do rosto de uma mulher e mais nenhum dado que a identificasse, além de seu nome: Ynah.

Então fomos “dando linha na pipa” para prolongar a conversa e colher maiores dados. Outras tantas pessoas entraram na conversa, também para tecer suas opiniões, mas estas normais. Paralelo a isto, ligamos para um especialista em informática, nosso amigo e colaborador do Acontece que em posse de nossa senha passou a acompanhar e gravar os comentários. O interessante é que esse fake sabia se expressar com termos geralmente usados nos meios de comunicação. Mas, na escrita, ninguém consegue escrever igual ao outro e tem seu jeito peculiar na criação de um texto, que é como uma impressão digital. Por isso desconfiamos e deixamos tudo devidamente gravado.

Posso garantir que sabemos (pelo menos 80%) de quem seja essa pessoa, embora esteja escrevendo muito pouco, ultimamente (rsrs…). Os outros 20% estão sendo rastreados. Tenham a certeza de que no momento oportuno seu nome, ID (identidade) de seu computador e sua foto serão divulgados. Não que a pessoa vá sofrer algum tipo de represália, mas, certamente, seu constrangimento será grande. Um detalhe: quando esse fake percebeu que havia sido desmascarado por nós, desapareceu feito um rato, tirando sua página do ar. Entretanto, para seu azar, estávamos gravando tudo que “ela” escrevia. Texto inconfundível…

Agora, cá entre nós, o que leva uma pessoa a agir assim? Inveja? Medo? Falta de competência? Insegurança? Ou ainda alguma patologia? Enfim…

Bem se sabe que o Acontece está sempre aberto ? críticas e elogios. Aceitamos todas as opiniões e não fazemos distinção de quem quer que seja, com muito profissionalismo, ética e dedicação para levar as notícias aos leitores como elas verdadeiramente são, sejam boas ou más.

Resolvemos tornar isto público, antes mesmo do rastreamento ser concluído, para que os internautas tenham cuidado ao postar o que quer que seja, pois muitas pessoas estão usando as redes sociais, indevidamente e devem ser expurgadas e denunciadas. Não se esqueça que ao conversar com uma pessoa que você não conhece, pode estar falando com um fake, que na sua frente te alisa e pelas costas te chicoteia… Acontece!