Quem nunca errou…atire a primeira pedra!!!

padre-emersonNossa vida é um eterno caminhar, um eterno construir novas realidades e certamente acarreta uma série de surpresas que mesmo querendo acertar acabamos errando. O fato de errarmos na vida não significa que não somos capazes de construir uma história sólida e verdadeira em nossos relacionamentos, mas temos sempre a possibilidade diante de nossos erros de aprender, recomeçar ou continuar errando. Quando confiamos em nós mesmos e  acreditamos que por mais que o erro tenha nos ocasionado sofrimento… podemos ir além da dor, cada queda se torna um crescimento e uma superação.

Um dos grandes desafios do ser humano é ter auto confiança e força para retomar o próprio caminhar. A vida cotidiana nos mostra que mais vale um erro, um ponto negativo do que  mil acertos, a valorização do negativo supera o reconhecimento do positivo, ou seja, permitir que esta valorização seja maior é desacreditar na própria força e permitir que julgamento e a influência dos outros determinem as nossas escolhas.

Não somos chamados a agradar as pessoas e muito menos fazer o que os outros nos determinam, pois temos ou deveríamos ter autonomia em nossos caminhos e independência em nosso caminhar. Quando permitimos o julgamento das pessoas, a condenação dos olhares e a dor das palavras maldosas serem maiores que nossa determinação de aprendizado, já estamos derrotados, pois nada e ninguém poderia estar acima do recomeço de uma pessoa, pelo fato que nenhum erro é maior do que o levantar. Julgar é muito fácil, destruir é comodo, apontar o dedo é o sinal da hipocrisia dos fracos, pois quem nunca errou na vida, quem nunca necessitou de uma mão amiga, quem de nós nunca se arrependeu de algum ato cometido, enfim, nossos erros podem com certeza nos dar um grande aprendizado e servir de lição para levantarmos e continuarmos firmes na meta que traçamos para seguir.  Não permitamos que nossos erros e o julgamentos das línguas malditas soterrem os nossos sonhos!!!

Padre Emerson Anizi