Perseverar é o passo para conquistar!!!

Ninguém nasce para o fracasso e ninguém começa algo para não terminar, ou seja, nada na vida têm seu início com o objetivo de não alcançar o seu fim. O ser humano possui uma série de metas e ao mesmo tempo calcula e recalcula uma série de projetos pessoais, sempre com a determinação de realizar cada um deles.

Muito interessante que as vezes os meios que são escolhidos para alcançar tais objetivos podem ser justificados com uma série de explicações, inclusive Maquiavel, um filosofo, em sua obra intitulada “O Principe” chega a nos dizer que os fins justificam os meios, teoria utilizada tanto para o bem como o mal, meios que são escolhidos para alcançar de qualquer maneira os objetivos estabelecidos e quantas vezes erramos em nossos meios, possuímos até boas intenções, porém não medimos os meios usados para alcança-las, por isso o velho ditado popular “de boas intenções o inferno está cheio”!!!

Muito difícil perseverar em nossos objetivos, são dificuldades que aparecem no meu do caminhar, obstáculos que nos levam a pensar em desistir, pessoas que nos desmotivam, enfim situações que nos levam a “jogar a toalha”. A perseverança é uma determinação que está intrinsicamente ligada aos nossos desejos, deveria nascer de dentro e expandir em nossas atitudes e não trazermos de fora para dentro, pois na determinação podemos descobrir nossos valores e redescobrir nossas qualidades de superação. Os meios que utilizamos para trilhar cada passo, aos poucos vai mostrando o tipo de pessoa que somos, a nossa índole, nossa personalidade e certamente cada passo dado e mantido, demonstram onde queremos chegar.

Tranquilo colocarmos a culpa nas pessoas, em crises e cairmos na velha e medíocre tentação de dizer “sempre foi assim”, mas o desafio está em redescobrirmos a força que deveria nos mover a cada instante, somos responsáveis pela nossa fraqueza ou fortaleza, pois somos nós que permitimos tudo aquilo que entra e faz morada em nós. Não é fácil perseverar, não é fácil manter o passo a cada dia, não é fácil superar as tentações, não é fácil conquistar nossos objetivos; mas eu gostaria de saber se em algum dia ou em algum lugar, alguém falou que seria??? Caso algo falou…certamente pode ter mentido!!! Persevere, reconquiste, supere e não desista de teus ideais.

Padre Emerson Anizi