O sujo falando do mal lavado!!!

 

O cenário político nacional nos apresenta nestes últimos tempos cenas deprimentes que certamente passa distante do ideal que a Política pode nos oferecer, nos apresenta politiqueiros partidários, mas Políticos são raros no cenário nacional. A filosofia grega nos ensina que o bom governante é aquele que busca a Sabedoria e desenvolve a arte de governar para o bem comum e não para o próprio interesse. Interessante notar que o cenário nacional nos apresenta uma visão muito diferente do ideal, pois homens e mulheres em nome da política são capazes de se corromperem e para atingir seus objetivos, derrubam, compram e destroem vidas.

O poder da ganância, a insatisfação humana, são capazes de atrocidades onde amizades são corrompidas em nome do poder, palavras são dadas e jamais cumpridas, mascaras sociais são colocadas diante das verdadeiras faces que se escondem, mas acabam reveladas depois de alcançarem seus objetivos, promessas não passam de promessas enganadoras.

A verdade se torna relativa e relacionamentos se tornam relativizados, ou seja, cada verdade e cada relacionamento são duradouros enquanto podem oferecer algo em troca. Triste realidade que acontece no cenário nacional porque parte de um cenário menor, isto é, nosso voto, nos tornamos responsáveis por toda esta deprimente realidade, voto que começa na liberdade de escolha em cada município, em cada estado, até chegar na esfera federal. Desta maneira podemos perceber concretamente que cada ato, por menor que seja, sempre vai afetar alguém. Muito mais fácil apontar, criticar e perceber os grandes erros e as grandes falcatruas, muito mais difícil, desafiador concertar e ter coerência nos pequenos gestos, nas pequenas esferas, oferecer com cada escolha uma oportunidade de melhora e crescimento humano que não começa nas realidades federais, mas na nossa escolha pessoal.

Padre Emerson Anizi