A força de uma decisão!!!

padre-emerson A origem de toda decisão carrega em si a história pessoal de cada ser humano, somos interpelados a cada dia a decidirmos para onde irmos e de que maneira concretizar a decisão tomada. Tomar decisão não faz parte do mundo dos covardes, pelo fato que toda decisão coloca o ser humano face a face com suas opções e uma decisão quando é verdadeira leva o homem a transformar sua palavra em atitude, evitando assim todo o tipo de duplicidade de caráter ou personalidades de conveniências favoráveis. A atitude e comportamento demonstram a verdadeira face do homem, o qual pode ser forte nas palavras e promessas e fraco nas atitudes cotidianas.

Toda decisão sincera faz com que brote dentro do homem uma força indiscutível capaz de vencer e resistir a todo obstáculo, muitas vezes faz superar limites pessoais, os quais pareciam impossíveis de serem superados. O fraco sempre irá achar uma desculpa para permanecer em cima do muro, pois é muito mais fácil, porém a fraqueza torna o homem medíocre, justifica, terceiriza suas responsabilidades para não assumir o árduo trabalho  de mostrar a sua verdadeira face. A mediocridade torna o homem um “coitadinho” aos olhar alheio e um vagabundo diante de si mesmo.

Na verdade não é local, a geografia ou as pessoas que que nos conduz para caminhos tortuosos, ou as más companhias que derrubam um homem, mas o tombo de um homem está dentro dele mesmo e não no exterior, pois a decisão interior tomada é que vai determina-lo diante de todo desafio que a vida apresentar. Certamente terá a coragem de dizer não para aquilo que não convém, certamente terá a coragem de viver na verdade, coragem para rejeitar tudo o que pode prejudicar e machucar a possibilidade de um amor verdadeiro. Talvez o grande desafio da humanidade é sair da mediocridade das aparências e de palavras vazias e dar o passo da opinião própria, da fala coerente e de gestos concretos que de fato demonstram o caráter de cada um. Desçamos do muro e façamos de nossa decisão uma coerência de vida livre e autêntica diante de tudo e de todos. Boa semana!!!

Padre Emerson Anizi