Judô: Aprender e gostar é só começar…

O Judô é uma modalidade esportiva olímpica pertencente às artes marciais. Apresenta atualmente um grande número de praticantes, com uma porcentagem maior de crianças. Este fator gerou a preocupação em estudar procedimentos pedagógicos desta prática.

A proposta da atividade tem como objetivo o ensino do judô para crianças em fase pré-escolar e escolar, divididas por faixas etárias, enfatizando atividades lúdicas como instrumento de ação pedagógica.

As especificidades técnicas da modalidade vão sendo ensinadas gradativamente, sem nunca perder o prazer pela prática. Sabe-se que a criança que faz com prazer apresenta um alto grau de motivação, facilitando com isso sua aprendizagem. Desta forma, este trabalho se propõe a desvelar o judô como prática prazerosa, enfatizando que, “aprender e gostar é só começar”.

Benefícios da prática:

– Promove valores de amizade, participação, respeito mútuo;

– Educação Física Integral;

– Aprimoramento de todas as possibilidades     psicomotoras como: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras;

– Atenção, disciplina, autocontrole e afirmação da personalidade;

– Desenvolve habilidades físicas específicas.

Professor Sérgio Barrocas Lex

SENSEI espaço ELO

CREF 010806-G/SP

Faixa preta 6º DAN pela FPJ/CBJ e Kodokan do Japão