Espaço ELO – A Rotina de uma academia com Rodrigo Chiarelli


Há muito tempo atrás, quando se falava em academia, pensava-se em um lugar onde os frequentadores eram pessoas que só estavam lá em busca de músculos e força. Hoje, como a evolução da atividade física, percebeu-se que academia se tornou algo muito maior do que esse conceito já ultrapassado.

A maioria das pessoas, está tão focada em seus músculos (incluindo o coração), que deixam de lado suas articulações, a respiração, a circulação, a coordenação e o equilíbrio.

Se partirmos do pensamento de considerar que a atividade física é influenciada pelo estilo de vida, podemos reconhecer a importância do movimento como forma de recuperar ou manter a saúde. O movimento é a essência da vida

Tendemos a separar os treinos em categorias: resistência, alongamento, meditação, aeróbico, entre outros. Muitas vezes, no entanto, em um único programa de treinamento, podemos desenvolver todas essas capacidades. Você pode obter um maior valor para o seu tempo de treinamento, escolhendo um programa com múltiplos focos.

Nosso objetivo é mostrar a necessidade de ter um planejamento com várias praticas e técnicas, que desenvolvam uma visão crítica dos alunos, a fim de adquirirem uma melhor consciência corporal. Todas as atividades físicas são importantes, a aeróbica, a flexibilidade, a resistência muscular, a correção postural.

Uma rotina de exercícios equilibrada e diversificada, é mais importante para a nossa aptidão a longo prazo e bem-estar, impedindo assim o surgimento de alterações orgânicas que poderão desencadear um processo degenerativo.

As pessoas procuram a academia e vários programas são apresentados.

Então cabe ao educador físico, entender qual é o objetivo do aluno e assim montar seu programa de treino, tratando-o de forma mais humana possível, e não como maquinas.