Iniciando nas corridas

De maneira solitária ou em grupo, a sensação de liberdade, melhora no estilo de vida e novas amizades são alguns dos fatores que trazem cada vez mais adeptos para a corrida de rua.

Mas vamos devagar, antes de calçar um par de tênis e sair correndo por aí, há necessidade de cercar-se de alguns cuidados básicos que o protegerá de lesões e decepções futuras. Como uma modalidade esportiva livre é comum pessoas começarem sozinhas, acompanhadas de amigos ou em grupos de corridas e não se atentarem a questões de saúde antes iniciar as atividades. Uma boa avaliação médica, um bom profissional da área de Educação Física, iniciar com baixa intensidade são essências para um início na corrida de forma segura e duradoura.

Mas como começar a correr?

Após uma avaliação médica, seguida de uma avaliação física por um profissional capacitado, pode se iniciar seus primeiros passos na prática sadia da corrida de rua. Iniciar alternando caminhada com corridas curtas até que progredindo semanalmente ao ponto de conseguir correr 20 minutos de maneira continua e assim progredindo para 30 minutos ou seus 5 primeiros quilômetros em ritmo moderado é uma forma tranquila de iniciar sua prática saudável da corrida de rua e somente após esses passos pensar em outros objetivos. Importante no início da prática nunca priorizar a intensidade e sim o volume de maneira progressiva, ou seja, construir uma base sólida com corrida num ritmo confortável podendo até conversar durante a atividade sem ficar ofegante.

Após controlar sua vontade de sair correndo grandes distancias e iniciar de forma saudável a prática da corrida, você se beneficiará de estar ao ar livre, conhecer diferentes percursos da sua cidade, convívio social, melhora da auto – estima, perda de peso além do baixo custo para a pratica, basta roupas leves, um bom par de tênis e vontade de treinar para você futuramente de maneira saudável realizar suas primeiras provas ou até seu primeiro pódio.

Mas antes de qualquer coisa, divirta-se, sonhe, desafia-se.

Corra certo para correr sempre!

TIME ESPAÇO ELO