Espaço ELO – Fisioterapia Desportiva

 

A Fisioterapia Desportiva atualmente configura uma das áreas de atuação mais promissoras do profissional fisioterapeuta, pois se vê muitas pessoas realizando atividades físicas de forma competitiva. Em Botucatu as corridas de rua e corridas de aventura estão entre as mais praticadas, mas infelizmente nem todos praticantes estão se preparando adequadamente, aumentando o risco de lesões nesses atletas amadores, por estarem expostos a sobrecargas com mais frequência do que os indivíduos que não praticam nenhuma atividade.

As lesões esportivas causam normalmente alterações no desempenho dos atletas, com um possível afastamento dos treinos e competições. Por isso, a fisioterapia desportiva tem o desafio de realizar um diagnóstico preciso das lesões esportivas, com uma reabilitação precoce e eficaz, restabelecendo a função do atleta o mais rápido possível. O tratamento fisioterapêutico foca na queixa principal do atleta, mantendo-o o máximo possível no ambiente esportivo, trabalhando com exercícios que simulam os gestos do esporte praticado.

elo fisioA fisioterapia desportiva também tem um importante papel na prevenção de lesões, para minimizar sua intensidade e diminuir sua ocorrência, prepara o atleta para ocasiões inesperadas, melhorando assim, o desempenho.

A necessidade de aumentar a longevidade dos atletas, a maior indicação terapêutica de atividade física e o próprio aumento do número de pessoas que querem usufruir seus benefícios fazem com que os aspectos preventivos devam ser encarados como prioridade cada vez maior pelos profissionais da área de fisioterapia esportiva (FONTANA, 1999).

Por isso, a importância de treinos acompanhados de uma equipe multiprofissional para um melhor preparo físico e um trabalho preventivo. Atletas bem condicionados ficam menos expostos e sofrem um menor número de lesões, tendo um melhor rendimento nas competições.

Gabriel Baldini

Fisioterapeuta Espaço ELO