Espaço ELO e emagrecimento saudável

elo 03Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou uma pesquisa, apontando a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.

Levando o tema para a nossa realidade, assim como no mundo, no Brasil a obesidade vem crescendo e preocupando cada vez mais.

Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população brasileira sofre hoje por estar acima do peso.

Esses números mostram que o problema é real e dimensionam a importância e a preocupação das autoridades competentes com a qualidade de vida dessa população.

eloO principal destino de que decide lutar contra a balança na busca de uma qualidade de vida melhor, são as academias e dentro delas, é perceptível uma mudança no perfil dos praticantes de exercícios físicos. A busca pelo emagrecimento não está mais ligada diretamente a estética, mas sim a necessidade de uma vida mais saudável e equilibrada. A busca pela atividade física torna-se cada vez mais vital em nossa vida.

Por meio de um planejamento bem elaborado, qualquer pessoa é capaz de alcançar esse objetivo, utilizando alguns métodos como o treinamento funcional, o pilates e a tão famosa musculação.

As atividades externas ao ambienta das academias também ganham cada vez mais adeptos, por se tratarem de uma prática aeróbica que proporciona um gasto maior de calorias. Mas não se arrisque. A prática de corridas, do ciclismo entre outros, necessita de uma estabilização dos músculos do nosso corpo, que servirão de suporte para esses movimentos.

Fortalecer, é imprescindível.

elo 02Com esse mix de exercícios o profissional de educação física é capaz de estimular as capacidades que podem ser responsáveis pelo sucesso no treinamento que visa não somente o emagrecimento, como antigamente, mas sim, uma significativa melhorara na saúde em um contexto geral.

Combatendo diretamente os conhecidos vilões: triglicérides, colesterol e glicemia.

Para que você inicie sua busca por uma vida mais saudável, passaremos agora algumas dicas:

  1. Inicie os exercícios sempre de maneira gradual – não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento;
  2. Mantenha um diário de exercícios;
  3. Aumente seus exercícios e procure sentir prazer neles.
  4. Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível;
  5. Aumente a atividade no seu dia-a-dia, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem; além de um bom passei com o seu cachorro, que certamente fará bem para os dois.

Nunca se esqueça que a preparação física, para ter os resultados que você procura, deve ser acompanhada por uma alimentação saudável, e isso não quer dizer comer pouco, muito pelo contrário. O ideal é aprender a comer corretamente, mas isso é assunto para semana que vem!

Professora Amanda Campolim

Espaço ELO, o melhor de você