TRANSTORNO MENTAL E DIAGNÓSTICO EQUIVOCADO

transtorno-mentalTenho acompanhado muitas pessoas com diagnóstico de algum transtorno mental, mas o mais complicado são os diagnósticos equivocados. Atualmente parece que ter um diagnóstico de algum transtorno mental é meio um modismo, muitos diagnósticos não se sustentam, pois são feitos com referências do “dr. Google”. Dá-se o nome de transtorno mental para todo tipo de desarmonia psíquica, então a ansiedade, a depressão, entre outros, são chamados de transtorno mental.

Sabemos que um percentual considerável das pessoas apresenta sintomas compatíveis com algum transtorno mental, mas nem sempre isso se confirma num diagnóstico profissional. Há pessoas, por exemplo, que estão apresentando uma fase difícil de vida e acreditam que estejam com depressão. Outras, ainda, oscilam de humor e logo são “diagnosticadas” como bipolares.

Estar triste em algum momento, ou até descontrolar-se eventualmente não significa que se esteja diante de um transtorno. Pode ser apenas uma fase ruim que, como fase, tem outra forma de ser tratada. A psicoterapia, ou o acompanhamento com um psicólogo poderá ajudar o indivíduo a se entender e, se for constatado algo maior, faz-se a indicação para um tratamento com medicamentos.

Os psiquiatras são os especialistas médicos capacitados a fecharem o diagnóstico e prescrever os tratamentos com os remédios. Nós, os psicólogos, não podemos prescrever nenhum tipo de medicamento, mas somos capacitados para diagnosticar e tratar, por meio da psicoterapia, a maioria dos transtornos mentais. Sabemos hoje que os transtornos mentais, mais comumente encontrados na população, apresentam melhor resultados quando associam a psicoterapia aos medicamentos. Para se fazer um diagnóstico preciso, são necessários diversos critérios de olhar para aquilo que a pessoa apresenta, para depois classificar e buscar o tratamento mais adequado.

Portanto, se você não se sente psiquicamente confortável, tem idéias desagradáveis e recorrentes, sente algum tipo de tristeza, a vida lhe parece sem graça, acredita que precisa mudar algumas atitudes, procure ajuda de um profissional, pode ser que uma psicoterapia ajude você a melhorar aspectos comuns da vida.

estranhos-transtornos-mentais.html-2