Estágio fora de contexto

LAINO 001
Psicólogo Edson Laino

A contratação de um estagiário por uma empresa é fato de muita responsabilidade, pois tanto quanto a formação acadêmica, a formação profissional exige dedicação fazendo parte de um projeto pedagógico. Na prática, infelizmente, ainda encontramos empresas que contratam estagiários para “servir cafézinho”, muito diferente da proposta oferecida e mais ainda da real necessidade de um estágio.

Pela falta óbvia de prática em sua área de formação, os universitários buscam a posição de estágio nas corporações para a complementação de seu aprendizado, é o momento da prática do aprendido nas instituições de ensino, o aprendizado das competências específicas da atividade profissional. As empresas, ao contratarem um estudante com este objetivo, devem ter em mãos minimamente um programa de estágio específico, sabendo exatamente o que deverá ser oferecido ao profissional em formação.

No meio empresarial é comum vermos estudantes serem contratados como estagiários numa espécie de “mão-de-obra barata”,estagiario_620x465 sem qualquer objetivo real e concreto de incentivo ao aprendizado e formação profissional. Embora existam dispositivos legais, como a Lei 1.788/2008, entre outros, estas matérias nem sempre são consideradas quando da adesão de algumas empresas a um programa de estágio.

Um bom programa de estágio é aquele que oferece, além do aprendizado prático, a ampliação de outras competências inerentes à profissão e ao profissional, com possibilidade crescimento profissional e contratação. Também deverá fazer parte um convênio celebrado entre a instituição de ensino de origem do estudante e a empresa fornecedora do estágio, assim as garantias de validação do estágio ficam asseguradas.

O estagiário precisa ser visto como o futuro profissional a assumir cargos de importância dentro das empresas, mas também ele precisa se empenhar para ampliar seus conhecimentos e fazer jus ao que se oferece. Esta díade é muito mais do que eu importante para que ambos ganhem com a parceria.