Escadas de segurança

da silva 1408 - 01

Toda edificação necessita de escadas de segurança com os seguintes itens de segurança : degraus balanceados , corrimãos , guarda corpo, paredes com resistência a fogo ate 120 minutos, portas cortas fogo, ventilação. Todos itens podem variar de acordo com a altura e uso da edificação.

As necessidades de segurança foram atualizadas no brasil a partir de 1974, com os grandes incêndios no Joelma e Andraus, que ficaram marcados pelas mortes de mas de 300 pessoas.

da silva 1408 - 02

A falta dos itens de segurança foram determinantes para as mortes.Triste.

Mais triste ainda é nos dias de hoje encontrar pessoas que não entendem a necessidade e consideram que não precisam.. acredite , fiz mais de 3.000 vistorias técnicas e a maioria fica perguntando se é mesmo necessário..o mesmo ainda acontece com relação as boates, a falta de informação somada a desconfiança gera um comportamento defensivo em relação a segurança contra incêndio .

para entender a necessidade de segurança contra incêndio em edificações é necessário conhecer algumas características do fogo :

1) os gases quentes e fumaça sobem

2) Os gases quentes quando encontram material combustível nessa sua “subida” , inflamam novamente , aumentando ainda mais o calor.

3) A fumaça se não canalizada através de dutos, dissipa-se mortalmente pelos andares.

da silva 1408 - 03

Com estas três características em mente, pense em você no meio desta fumaça e calor,sem poder respirar direito , ou pior : sem poder pensar direito, sem poder enxergar direito ! Sim sem pensar, pois a aspiração de fumaça vai bagunçar literalmente seus neuronios, não podemos esquecer que o ar respirável tem oxigênio , mas o ar da fumaça, por assim dizer possui um elemento : o carbono, que acaba por entrar na sua circular sangüínea, não permitindo raciocínios normais como quando estamos sobre CNTP (condições normais de temperatura e pressāo) , então, precisamos fugir para um local seguro, que resista a temperatura elevada..

AS ESCADAS !

Eles devem possuir porta corta fogo abrindo para fora, dutos de ventilação com entrada de ar e saída, a também uma antecâmara , para assegurar o bloqueio da fumaça e calor.Um erro mortal na sobrevivencia é subir , esquecendo que as rotas de fuga sao dimensionadas em escadas para a descida !

da silva 1408 - 04

Obrigado !

Da Silva