Bombeiros Civis: São Necessários ?

da silva 0708 - 01

Antes de responder, explico que Bombeiros civis são aqueles que possuem curso com essa qualificação , em estabelecimento de ensino reconhecido para tal, com credenciamento pelo Corpo de Bombeiros da minha amada Policia Militar do Estado de São Paulo , e estão aptos ao trabalho quando possuem reciclagem em dia.

O que vemos hoje em dia e cada vez mais sua presença em eventos, shopping, arenas esportivas etc.

Para alguns garotos , a única coisa mais legal do que o caminhão de Bombeiros é alguém que anda dentro dele. Os Bombeiros dirigem na cidade e os outros carros abrem passagem para eles , sobem escadas a alturas assustadoras. Esses especialistas altamente treinados arriscam suas vidas todos os dias combatendo incêndios . É fácil entender por que tantas pessoas querem ser Bombeiros: servir como Bombeiro é heróico e aventureiro, mas se tornar um exige mais do que força bruta e nervos de aço.

da silva 0708 - 02

Para sobreviver em situações de risco, os Bombeiros devem pensar de forma crítica e objetiva, além de solucionar problemas com rapidez, sob pressão extrema. Isso pode ser difícil principalmente em um incêndio de verdade, portanto, os instrutores do treinamento realizam exercícios de incêndio: eles ateiam fogo em prédios propositadamente para proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolver essas habilidades. A meta geral desse treinamento comportamental é incutir bons costumes nos alunos por meio da exposição repetida. O treinamento de incêndio é realizado em prédios em chamas, que são estruturas, construídas ou compradas intencionalmente para o treinamento dos Bombeiros.

da silva 0708 - 03

Esses treinamentos, com algumas pequenas variações, são os mesmos no mundo, e para os Bombeiros, ajuda a se preparar para o que vem na frente : Incêndios de verdade !! E ai pode-se colocar a prova o que foi treinado, porque em situações reais tudo muda , as condições são as mais adversas, perigosas e traiçoeiras , Bombeiros mais experientes chamam incêndios de “pavoroso” “sinistro”…veja essa situação nesse link :https://www.youtube.com/watch?v=CBOx5i7JLuM, Estas situações são definidoras para o que chamamos de experiência , e estas experiências são definidoras do que chamamos na caserna   de ser “antigo”, de ser testado ao longo dos anos. Na forja mesmo. Então, voltando ao a pergunta inicial e comparando a formação de cada um fica obvio que um Bombeiro civil não possui estas experiências, por uma questão simples de não poder atender estas chamadas ocorrências de incêndios, prerrogativa Constitucional dos Bombeiros Militares.

Na atual legislação, os Bombeiros Civis tem funções pré definidas, não podendo ultrapassar certos limites ja estabelecidos, não possuem via de regra algum tipo de apoio ou material que não seja o básico disponibilizado no local de trabalho, como extintores e hidrantes .Os Corpos de Bombeiros Militares , pelo contrário atuam em toda e qualquer situação de emergência e urgência, ficando claro que devem sempre estar preparados para os mais diversos tipos de situações.

A necessidade dos Bombeiros Civis no Brasil esta atrelada a condição universal e comprovadamente mais importante no combate a incêndios :A prevenção !!, são eles que estão preparados no local para antecipar situações de risco, planejarem planos de emergência específicos , calcular os riscos da edificação, mostrar as saídas de emergência , conduzir um evacuação de publico entre outras funções de prevenção.

da silva 0708 - 04

Então respondendo a pergunta : Sim são necessários , como exemplo, o Comandante de Segundo Sub-Grupamento de Bombeiros (2ºSGB) Do 12º Grupamento de Bombeiros da PMESP, que tem sob sua responsabilidades cerca de 32 municípios de nossa região , Capitão de Policia Militar , Edson Winckler Filho, contratou brigadistas para auxiliarem a combater fogo em mato, devido a alta demanda deste tipo de situação nesta época do ano. Qual é a formação deles : Apesar de serem contratados como brigadistas, possuem curso de Bombeiros Civis vão auxiliar na combate a incêndios em vegetação , com funções, horários e treinamentos predefinidos pelo Corpo de Bombeiro.

da silva 0708 - 05
Capitão de Policia Militar , Edson Winckler Filho

 

Obrigado

Da Silva.