O reaquecimento do mercado imobiliário

Com muita satisfação e alegria convido você para quinzenalmente nos encontrarmos aqui nas páginas do Acontece Botucatu para um “bate-papo” sobre o mercado imobiliário

Iniciando, quero deixar algumas impressões para reflexão:

bruno-almeida
Foto: Malu Ornelas

Setores da economia altamente dependentes de crédito, como o imobiliário e automotivo, são dos mais impactados pela crise que se instalou no Brasil. Segundo especialistas, estes também serão os setores que mais sentirão a retomada da economia. Em especial o Mercado Imobiliário, que ainda tem muito para se desenvolver e muitas oportunidades estão por vir.

Hoje grande parte de potenciais compradores começam a ter consciência de que agora é um bom momento de comprar, pois já perceberam que a economia chegou onde tinha que chegar e daqui para frente a tendência é melhorar (mesmo que lentamente).

Já faz tempo que se fala que o valor dos imóveis vai cair. E de fato caíram, porém, considerando todas adversidades políticas e econômicas do Brasil, essa queda esta lenta e bem moderada. Além disso, mesmo de forma desordenada, alguns indicadores econômicos já começaram a esboçar suas primeiras reações. Desta forma, a tendência é que a médio prazo as taxas de juros caiam e ao mesmo tempo passe a haver uma maior oferta de crédito no mercado.

Muitas Construtoras estão se aproveitando deste momento para comprar terrenos por preços muito atraentes. Certamente elas fazem isso sabendo que a retomada do mercado imobiliário está à frente, e que desejam aproveitar as oportunidades que virão. Este é o momento certo para começar a se preparar.

Outro fato que deve ser observado, é que grandes fundos imobiliários estrangeiros estão entrando no Brasil com o objetivo de comprar imóveis em baixa e lucrar com isso posteriormente. Portanto, sugiro que fiquem atentos às movimentações de mercado e aproveitem as oportunidades, procurando sempre um Corretor credenciado.

Bruno Almeida
Diretor da Concreto Imóveis Botucatu e São Manuel
e-mail: bruno.almeida@concretoimoveis.com.br