Você vive escorregando em cascas de banana?

Na vida existem situações que são verdadeiras cascas de banana em nossa frente; quando menos esperamos, escorregamos e caímos.

Geralmente são situações que nos causaram danos. Reconhecendo o perigo que significam, não desejamos voltar a enfrentá-las e, prometendo não repetir o erro, afirmamos: “Isso nunca mais vai acontecer; foi a ultima vez!”

Mas… quando menos esperamos, lá estamos nós escorregando novamente!
Isso acontece porque nos tornamos viciados em nossos comportamentos que acabam por nos dominar, causando-nos a sensação de impotência perante nossas escolhas.

Considere o exemplo do alcoólatra. Ele já pode ter enfrentado grandes prejuízos com a bebida, como a perda do emprego, da família e até mesmo da dignidade. Quantas promessas fez de parar de beber e, quando menos espera, está dando o primeiro gole!

Para que você não escorregue na casca de banana, ou seja, para que você não caia em situações das quais quer se livrar, aqui vão algumas dicas:

• Conscientize-se das situações que o prejudicaram;

• Em seguida, acione a vontade de não mais ceder a elas;

• Desenvolva práticas de vigilância para evitá-las, por exemplo procurando manter-se a distância. Evite colocar-se à prova.

Esteja sempre vigilante em suas atitudes, assim você evitará escorregar nas cascas de banana.