Uma vez Unesp, sempre Unesp

A Unesp lançou o Portal Sempre Unesp. Trata-se de um canal direto com seus egressos, alunos que realizaram graduação ou pós-graduação na Universidade. O cadastro é extremamente simples e, na maioria dos casos, basta acessar o endereço www.unesp.br/sempreunesp e colocar o CPF. Além do cadastro, o Portal oferece espaço para depoimentos, contatos com egressos, benefícios para os cadastrados e histórico do projeto.

O projeto nasce da constatação que a Unesp forma profissionais, em nível de graduação e de pós-graduação, em diferentes áreas do conhecimento, inseridos em diferentes contextos e que, muitas vezes, pela atividade cotidiana, perdem o vínculo com a Universidade onde realizaram a sua formação profissional.

A Universidade se ressente desse afastamento de seus egressos, pois o vínculo é um aspecto fundamental que pode realimentar a própria instituição em diferentes áreas, quer na possibilidade de avaliar seus currículos a partir do ponto de vista dos ex-alunos, quer na abertura de mercado de trabalho, quer na participação de seus egressos em diferentes projetos institucionais.

 Com o intuito de elaborar uma proposta de ação na Unesp para estabelecer o contato com o egresso, foi constituído pela Prograd – Pró-reitoria de Graduação um grupo de trabalho, com participantes das Pró-Reitorias, Assessorias e de representantes das Unidades Universitárias.

 O Portal Sempre Unesp é resultado desse esforço coletivo que tem por objetivo estabelecer políticas atraentes para a manutenção do vínculo com seus alunos que passem por ações realizadas desde o ingresso na universidade até a saída, quando eles se tornam egressos. Busca-se, assim, estabelecer um relacionamento contínuo e permanente de troca de cada estudante com a instituição formadora, visando benefícios mútuos.

 A criação do Portal busca, portanto, ampliar o potencial das iniciativas já estabelecidas entre docentes, egressos e administração de algumas unidades universitárias, colocando o que já existe dentro de um trabalho progressivamente menos voluntarista e mais profissional, organizado e planejado uniformemente, de modo a atualizar, avaliar e inovar as relações da Universidade com seus egressos.

 O relacionamento com os egressos viabiliza incrementar a missão principal da universidade, que é a formação de recursos humanos. Conhecer e acompanhar o desenvolvimento deles constitui um retorno importante para a qualidade do trabalho realizado e os necessários ajustes para a eficiência, a sinergia e a valorização dos cursos oferecidos pela instituição.

 Os beneficiários das ações de relacionamento com os egressos são: a) a Universidade, que pode avaliar, fazer o acompanhamento, criticar e melhorar suas ações de formação de profissionais; b) o poder público que financia a Universidade, que poderá demandar, sugerir e prestar contas aos contribuintes sobre a localização dos profissionais que ajuda a formar; e c) a sociedade como um todo, que terá mais transparência quanto ao desempenho dos formados pela Universidade.

 Em um universo em que o processo educativo escolar cada vez mais está presente para toda a vida, não existe mais, propriamente, um egresso, pois uma pessoa que foi aluno ou funcionário tem tudo para manter, de forma sempre renovada, sua relação com a Universidade, seja novamente como aluno ou por meio de outro tipo de parceria ou participação.

 Neste sentido, os egressos são fonte de informação e de atualização permanente para a Universidade. Este Portal, ao estabelecer um programa geral de relacionamento com alunos, contribui, portanto, para a visibilidade institucional, agrega recursos humanos e reforça o conceito de que “uma vez Unesp, sempre Unesp’.