TUDO SOBRE A BIBLIA Nº55

Shalom Adonai! (A Paz do Senhor!)

É sabido em nossa nação que o brasileiro não é dado à leitura e quando o faz é de literatura de qualidade duvidosa. História, teologia, filosofia, jurisprudência, política, são áreas pouco apreciadas pela comunidade que permeia a federação. O ensino secular tem chegado a uma situação que não se pode nem fazer menção; já o religioso permanece vigoroso em suas instituições sérias e de renome eclesiástico.

A Bíblia Sagrada seja ela versão romana ou evangélica; tem figurado milenarmente e resistido vigorosamente aos seus opositores. História e mitologia permeiam as escrituras, mas, isso somente enriquece e fascina ao seu leitor que quanto mais se aprofunda; mais, ama o Livro Santo. Os ardorosos inimigos de nossa amiga Bíblia, que vivem de plantão, para de espreita pegar alguma falha grosseira de alguns homens que se dizem conhecedores das escrituras e na verdade não o são; perdem seu tempo, pois, a Bíblia é a Palavra de Deus e Yahweh tem seus Ministros fiéis ainda em nossos dias.

Mas, deixemos de delongas e partamos para o objeto de nossa coluna – Gênesis capítulo 2 e verso de número 18, que diz: “Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.” [Bíblia de Estudo TEMAS EM CONCORDANCIA – Nova Versão Internacional/ editora central Gospel] Vejamosaqui uma característica da linguagem mais clara que as demais versões em língua portuguesa é a data de sua tradução 2002; onde a tecnologia, e recursos são utilizados além de outras ciências como a arqueologia para auxiliar em sua versão. “O Senhor Deus” especifica para nós que não é um senhor humano, muito menos o senhorio de uma divindade; mas, o senhorio do Deus Vivo; criador dos Céus e da terra.

A ênfase é forte, pois, não está grafado um senhor Deus, mas, O Senhor Deus. E trás ainda a informação que Deus, “declarou”. Não diz Deus afirmou, não diz Deus indagou; mas, Deus declarou. Deus disse ou falou. E na segunda parte da fala de Deus está subentendido o “EU” em; [ Eu ] farei para ele… Assim podendo ser facilmente associado a como Deus iria orientar a Tutmósis (Moisés) com respeito ao eu nome “EU SOU” ou apenas “SER”.

E esse Deus que cria a partir do nada e também fala ao homem, demonstra sua preocupação com a solidão humana. Adão veria os animais macho e fêmea e em sua mente poderia pensar: Porque o Criador apenas a mim deixou solitário? Mas essa indagação Deus por sua infinita bondade não deixou que incomodasse Adão; e projetou criar alguém para auxiliá-lo. Osso do seu osso, carne da sua carne.  E o projeto de Deus era tão perfeito que a sua nova obra corresponderia as necessidades do homem; de maneira a este ser feliz e agradecido ao Criador.

 

Pastor Murilo Mendes Maciel; ThM

             Teólogo CEC-CGADB

COMOESPO nº1348 /CGADB nº74041

 

pr.murilomaciel@gmail.com