TUDO SOBRE A BÍBLIA Nº 45

Shalom Aleichem ( A Paz esteja Contigo) !

Prossigamos em Gênesis 2:9 – “O Senhor Deus fez nascer então do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” [Bíblia Sagrada – NVI/ Android]

É uma noite quente de verão e estamos já em dezembro onde o final de ano se avizinha, trazendo muitas lembranças e recordações que para alguns são prazerosas e á outros pesarosas. Toda uma seqüência de meses e dias; acumulando o tempo na ampulheta da vida que para uns findados numa fração de segundos; mas sem mais delongas demos seqüência ao raciocínio de Tutmósis em seu registro do relato criativo. Nessa fazer da criação divinal YHWH ( Yahweh ) o Deus Único dos hebreus que mais tarde se tornaria o Deus dos Cristãos prossegue provendo a natureza de maneira magistral, como um maestro rege sua orquestra com esplendor e magnificência vai colorindo o ambiente ao redor do ser humano “Adão”.

A propósito a palavra hebraica transliterada para Adão é “Adam” e esta é oriunda de “adama” que por sua vez significa vermelho. Portanto dá-nos a entender que Adão foi formado do barro vermelho; partindo da origem de seu nome. De Adão Deus formou sua esposa retirando uma de suas costelas, mas isso não quer dizer que os seus filhos nasceram com uma costela a menos; pois eles foram gerados e não criados. Os seres humanos têm doze pares de costelas, tanto homens como mulheres, mas, este fato não invalida de maneira nenhuma o registro bíblico milenar; onde como já fizemos menção o propósito era registrar o ato criativo de Deus em linguagem simples.

Como o casal não estava familiarizado com as belas cores que iam brotando aos poucos no jardim de Deus foram ficando tomados de encanto e creio que muito felizes com o presente do criador. Mas Deus não lhes deus apenas flores belas e árvores frondosas, onde podiam se refrescar do calor escaldante sob suas sombras.

Tudo o que Deus criara tinha um propósito e uma razão de ser, nada era em vão além da beleza tinha a conotação do alimento. Por que você acha que temos verduras e legumes? Nenhuma planta por menor que seja apareceu do nada, muito menos sem uma utilidade. Os cuidados divinais para com o casal humano era coberto de requintes como podemos observar Deus procurava de todas as maneiras agradar a Adão e Eva.

Dr. PR. MURILO MENDES MACIEL
TEÓLOGO – OTIB Nº44
pr.murilomaciel@gmail.com