TUDO SOBRE A BÍBLIA – nº 39

Shalom Aleichem (A Paz esteja contigo)!

Prossigamos em Gênesis 2:3 “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” [BíbliaHabil]
Tutmósis vai mais além; trazendo dos céus á terra as definições divinais que até aquele presente momento estava registrando; pois, Yahweh (Deus) por seu intermédio determina um dia especial de descanso, ou seja, o sétimo dia.
Deus que era e que é conhecedor de tudo e todos, sabia e sabe a ganância do homem natural e sua queda para o pecado dando seu coração ? cobiça.
O homem iria construir cidades, construir muralhas para o combate com seus próprios irmãos fazendo a guerra, não se limitando a destruir os gigantes e muito menos se protegerem das bestas-feras; ou seja, os monstros e animais selvagens.
Adão, tinha sido formado do barro vermelho das terras da banda da região conhecida como Eden, onde Deus plantou um jardim que ficou conhecido como jardim do Eden. Apenas existe menção de um jardim plantado porDeus e não mais.
Defensores da teoria do Eden Mineral; alegam que Deus teria criado primeiro o Eden mineral; e depois o Eden Jardim, mas, as escrituras são claras a região chamada éden já existia, mas Deus plantou um único jardim no Eden.
Deus não tinha feito chover sobre a terra e apenas tinha uma umidade na atmosfera regando a terra. Isso não quer dizer que a região era de um solo rochoso; muito menos especifica qualquer tipo de solo; como0 terra roxa ou ainda arenosa. Temos a especificação pela origem do nome Adão que vem de Adam, que significa vermelho. Já Eden significa Delicias; ou seja; um lugar que Deus dotou de Delicias para sua coroa da criação, o ser humano.
O numero Sete que vem a nossa mente por analogia do sétimo dia nas Escrituras é compreendido como número da perfeição de Deus.
Temos então um dia separado por Deus para ser além do descanso semanal da jornada trabalhada; um dia para memorial das obras divinas; ou seja, para se cultuar ao Criador.
Deus já tinha um propósito santo para o homem, voltado ao seu culto, reverencia e fidelidade.

{n}PR. MURILO MENDES MACIEL – OTIB nº 44
Doutor Honoris Causa em Teologia – FATIAD
pr.murilomaciel@gmail.com