Será que tem frescura na Fórmula 1?

Novamente a Fórmula 1 deixa para trás um velho sonho de muitos fãs. Como seria uma corrida da categoria em um circuito oval? Será que os pilotos da Fórmula 1 são frescos e bem menos machos que os da Fórmula Indy, que disputa pelo menos 6 provas em circuitos desse tipo por ano? Nunca teremos a resposta.

O que sabemos é que existe uma frescura muito grande quando o assunto é F-1. É um tal de não pode isso daqui, não pode isso dali, por que fulano de tal reclamou de ondulações no trecho de reta tal, por que cicrano acha que a zebra é meio centímetro acima do normal na curva tal… Que coisa!

Os pilotos de Fórmula Indy passam de 2 horas e meia a quase 3 horas conduzindo carros a velocidades que chegam a casa dos 350 km/h, andam colados um no outro durante toda a corrida, é ultrapassagem em cima de ultrapassagem e são tão respeitados quanto seus companheiros de profissão. Já os amigos da F-1 tem muita frescura e pior, existem corridas que não tem emoção nenhuma. A Fórmula 1 depende muitas vezes de uma chuva, para que se tenha alguma coisa em matéria de corrida.

O Brasil pelo menos mais uma vez pode presenciar uma final emocionante, já que sedia a última prova. Mas devemos contar com a sorte, pois este ano pelo menos, do jeito que a coisa vai, com certeza o alemão Sebastian Vettel será campeão bem antes do GP de nosso país.

Vale lembrar que foi divulgado o calendário oficial da temporada 2012 da Fórmula 1. Algumas novidades aconteceram, como a volta do GP dos Estados Unidos no circuito de Austin, quase no final da temporada. O Brasil continua tendo a honra de fechar o calendário. Confira abaixo todos os GPs e suas datas.

– 18 de março – Abertura em Melbourne (Austrália) – rua
– 25 de março – Sepang (Malásia)
– 15 de abril – Xanghai (China)
– 22 de abril – Sakhir (Bahrein) – geralmente era a 1º ou 2º prova
– 13 de maio – Barcelona (Espanha)
– 27 de maio – Monte Carlo (Mônaco) – rua
– 10 de junho – Montreal (Canadá) – rua
– 24 de junho – Valência (Espanha) – rua, chamado GP da Europa
– 08 de julho – Silverstone (Inglaterra)
– 22 de julho – Hockenheim (Alemanha)
– 29 de julho – Hungaroring (Hungria)
– 02 de setembro – Spa (Bélgica) – é isso mesmo! Agosto não tem GP por causa das férias de verão na Europa
– 09 de setembro – Monza (Itália)
– 23 de setembro – Marina Bay (Cingapura) – rua, e prova noturna lá em Cingapura
– 07 de outubro – Suzuka (Japão)
– 14 de outubro – Yeongam (Coréia do Sul) – rua
– 28 de outubro – Nova Delhi (India)
– 04 de novembro – Yas Marina (Abu Dhabi)
– 18 de novembro – Austin (Estados Unidos)
– 25 de novembro – Interlagos (Brasil)