SEAN CONNERY, 80 ANOS DE IDADE, QUASE 40 ANOS DE ESTRELATO

Neste último dia 25 de agosto, um dos maiores atores de Hollywood completou 80 anos de idade. De experiência e, acima de tudo, muito talento: Sean Connery.

Sean Connery, na verdade Thomas Sean Connery, nasceu em Edimburgo, na Escócia no dia 25 de agosto de 1930.

Atuou em diversas áreas até ingressar na área artística ( foi padeiro, alguém imagina isso?) e ganhou destaque no cinema mundial por “encarnar”, no cinema, o famoso agente 007, James Bond, personagem consagrado do escritor Ian Fleming.

Não houve até hoje ( ao menos na minha opinião ) um James Bond como ele. Tanto é que foi o ator que, não somente representou o personagem inglês com licença para matar pela primeira vez como foi o que por mais vezes atuou nesse papel. 007 contra o satânico Dr. No, 007 contra Golfinger, 007 contra a chantagem atômica, 007 só se vive duas vezes, 007 os diamantes são eternos e 007 nunca mais outra vez ( este último com um intervalo de 12 anos desde o último filme como James Bond ).

Sean Connery personificou o charme do personagem de Ian Fleming com maestria e, além disso, ao contrário dos demais atores que atuaram como James Bond nos anos seguintes, conseguiu se desvencilhar da imagem de ator de um personagem só e demonstrou sua versatilidade e talento em obras primas como: O Homem que queria ser Rei, Robin e Marian, O Nome da Rosa e Os Intocáveis ( este último lhe valendo o Oscar de ator coadjuvante ).

Sua versatilidade é tanta que ainda no final dos anos 80, após diversos filmes dramáticos, aclamados pela crítica e pelo público, provou que também pode encarar um “blockbuster”. Ninguém melhor do que ele para ser o pai de Harrison Ford em “Indiana Jones e a Última Cruzada”.

A partir de então, Sean Connery ainda participou de diversos longa metragens de expressão, mas “deu um tempo” no cinema após seu último filme “ A Liga Extraordinária”, que não foi muito bem nas bilheterias embora tivesse um bom elenco e fosse carregado de efeitos especiais.

Em 2000, Sean Connery foi agraciado com o título de Sir pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra, apesar de ser apoiador e colaborador financeiro do Partido Nacional Escocês e ser um defensor da independência da Escócia.

Seja como James Bond, Jim Malone, William Baskerville, ou como o pai do Indiana Jones, Sean Connery, é um dos mitos de Hollywood.
Sua próxima meta, segundo notícias na Internet, é escrever sua autobiografia. Se pensarmos em todo seu trabalho no cinema, esse será mais um sucesso em seu currículo.

Érika Svícero Martins França
Jornalista – MTB 28.063

{bimg:9386:alt=interna1:bimg}

Foto: Divulgação