Reflexão…

O mundo está de pernas para o ar…

O mundo vai acabar…

O mundo está uma desgraça…

Minha vida não vale nada…

São estas nossas falas dia após dia…

Chamamos em nossa vida tudo aquilo que falamos… “A boca fala do que o coração está cheio”.

Devemos tomar cuidado com aquilo que falamos, pois de nossa boca podem vir bênçãos ou maldições, como diz a Palavra de Deus.

Muitas vezes as pessoas vêm conversar comigo e dizem estar depressivas e nem sabem o motivo, mas crêem estar assim. Então devemos aprender a desejar coisas boas e aprender a tomar posse das coisas boas que a vida nos oferta e não somente das coisas negativas que se apresentam diante de nós.

Esta semana estive de novo com Dona Rosa… Eita mulher corajosa e firme… Se bem que começou a dar umas “chorumelas” em alguns momentos; mas seu semblante de alegria é escancarado e contagiante. Ao seu lado sempre uma de suas netas ali naquela UTI fria, mas acolhedora pelas funcionárias que lá estavam. O semblante daquela mulher encanta qualquer um e sua força de viver vai ao máximo com sua alegria. É daí que temos que tirar forças. Ela tem dentro de si toda a força e a alegria para vencer… Por dentro já é vitoriosa e isso a faz mais exemplo a cada dia.

“Seu” Neis… Que vontade de viver! Mesmo em meio ? s suas dores vai lutando e fazendo cada dia ser uma esperança em seu caminho… Mesmo em meio aos seus problemas vai nos fazendo rir a cada encontro pois em seu vocabulário não cabe outra coisa a não ser a esperança de seguir sempre em frente.

Como gostaria de escrever aqui tantos outros exemplos para pararmos com esta mania de sermos negativistas e pessimistas.

Nosso peregrinar nesta terra tem que nos lembrar coisas boas e, mesmo estando no fundo do poço, descobrir ali a força que existe a nos ensinar o valor da luta e do não esmorecimento.

Vamos parar com esta mania de ver sempre o lado ruim das coisas e passemos a ver que ainda dá tempo de marcarmos nossa existência como os grandes seres do otimismo.

Olha, não foi por acaso que você começou a ler isso; de agora em diante você tem o dever de ser feliz e fazer alguém mais feliz ainda… Não titubeie na luta hein?

Olhe para a pessoa que está aí agora ao seu lado e lhe dê um sorriso e verá que ela, mesmo sem entender nada, lhe irá retribuir (se não for por educação, será ao menos para transparecer que encontrou alguém maluco, mas que é feliz). Não negue ao mundo este otimismo maravilhoso que existe em você. Não esconda das pessoas que lhe rodeiam que aí dentro de seu ser existe alguém capaz de contaminar o mundo de alegria e de paz e que não se esquece que o jeito que faz só você sabe e pode fazer.

Para irmos ? luta na coragem de lutar e não esmorecer receba um beijo de Jesus, pelos lábios de Maria, em seu coração!

Este que sonha e vai lutando, mesmo na debilidade do dia a dia, por fazer o sorriso aparecer em cada rosto:

Pe. Delair Cuerva.
*ASFA* Associação Sagrada Família.
*CCHC* Capelania Católica do Hospital das Clínicas.