Momento de Sabedoria : O EGO

Quando os ensinamentos de uma pessoa se identificam com um contexto que sua vida está passando o ser humano, ou seja, o pensamento da pessoa muda, e tudo ficam mais claros na vivência, vejamos o que deve ser o Ego de um Homem, as grandezas materiais, e o quanto ele se vangloria por tê-las.

Deparamos-nos diariamente com pessoas que fazem questão de dizer que são isso que tem aquilo, no nosso dia a dia, quem tem mais infelizmente pode mais, e cada vez mais busca superar o que possuem e fazem o possível para adquirir mais bens materiais e deixam de lado os bens espirituais, não precisa se esforçar muito: um bom dia, uma doação a realmente quem precisa, um abraço numa pessoa triste e desiludida, são pequenas ações que podem fazer uma diferença incrível pois a recompensa é a gratidão.

Superar o próprio Ego é sem dúvida abrir mão de “EU” para “você” em letras minúsculas, pois é bem mais você em tudo que  pensar no próximo… eu tenho um bom carro, eu tenho uma ótima casa, eu tenho dinheiro aplicado, e satisfazer se com isso muitas vezes até ignorando o próximo.

…”É bom saber: na vida, nada existe mais terrível que o ego. Portanto, para aprimorar-se espiritualmente, cada um deve superá-lo de forma definitiva. Alguns preceitos da Oomoto dizem que o ego é um inimigo terrível e até divindades têm errado por isso. Não é bom, pois, deixá-lo salientar-se. Essa colocação deixou-me bastante impressionado e levou-me a refletir sobre ela profundamente.

 Numa outra passagem dos ensinamentos da Oomoto, encontram-se também estas afirmações: ”o homem deve, acima de tudo, ser sunao (singelo, obediente)”. Esse é um conceito muito correto e confirma o que continuamente lhes estou lembrando: para quem ouve as minhas palavras com singeleza, tudo corre sem tropeços. Fico muito penalizado quando vejo pessoas malograrem por causa de um forte ego. Daí a razão de eu estar sempre reafirmando: para alcançar a verdadeira fé, é preciso, acima de tudo, superar o próprio ego, agir com simplicidade e não mentir.

Procurem meditar profundamente sobre essa verdade perene” …

 

Email: rose.nakamura.colunista@outlook.com