INIMIGOS PÚBLICOS ( 2009, Michael Mann )

Todo cinéfilo que se preze gosta de filme de mocinhos e bandidos, de filme de “máfia”. Há algum tempo, Hollywood não produz filmes de mafiosos e, provavelmente, se esperarmos filmes equiparáveis a obras de arte como “O Poderoso Chefão” e “Os Intocáveis” vamos esperar sentados por um bom tempo.

Entretanto, “Inimigos Públicos”, produzido em 2009, com direção de Michael Mann ( Último dos Moicanos ) e estrelado por Johnny Deep ( Piratas do Caribe ) e Christian Bale ( Batman Begins ) é uma boa opção para quem está com saudades de assistir um longa metragem cujo o tema é a violência, a máfia e a polícia dos anos 30. Porém, não espere um clássico.

O filme conta a história verídica da criação do FBI e de John Dillinger ( Johnny Deep ), assaltante de bancos carismático que é considerado o inimigo público no. 1 da população junto com outros bandidos famosos da época, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd. Cabe ao agente Melvin Purvis ( Christian Bale ) a tarefa de capturá-lo dando sequencia a cenas e mais cenas de tiroteio, perseguições e explosões.

Johnny Deep mostra sua versatilidade e carisma no papel do bandido que, apesar das atrocidades que comete, desperta certa simpatia no público ainda mais quando se envolve emocionalmente com Billie ( Marion Cotillard ), moça simples do interior.

Já Christian Bale está muito contido no papel do agente Melvin Purvis, tão contido eu diria que suas feições pouco mudam durante o filme. Enfim, para quem gosta de metralhadoras, violência e seqüências de ação de tirar o fôlego, “Inimigos Públicos” é um filme e tanto. Pena que faltou um bom enredo, apesar do elenco.

Érika Svícero Martins França
Jornalista MTB 28.063

{bimg:9218:alt=interna1:bimg}