GREMLINS ( 1984, Joe Dante )

Olá cinéfilos! Estava eu trocando o canal na TV paga, na última semana, quando sintonizei o canal TCM ( clássicos ) e me deparei com um filme da década de 80 de muito sucesso e que, juntamente com o filme ET, me fez lembrar da minha infância: Gremlins!

Muita gente que já chegou aos 30 aninhos de idade deve se lembrar desse clássico do humor negro dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg.

Na história, Rand Peltzer é um inventor maluco que em uma de suas viagens, visita Chinatown e traz para seu filho, Billy, um inusitado bichinho chamado Mogwai. Um animal peludinho que parece uma mistura de morcego e coruja e que deve ser criado dentro de três regras básicas: Nunca ser exposto a luz forte, nunca ser molhado e o principal, nunca ser alimentado após a meia noite. Regras malucas, mas essenciais.

Claro, que o rapaz não consegue cumprir nenhuma das regras e o bicho, que antes era engraçadinho, se multiplica e se transforma em criaturas endiabradas chamadas Gremlins de riso sinistro e mente diabólica e que acabam causando um verdadeiro caos na pequena cidade de Billy, Kingston Falls.

Embora o enredo lembre um verdadeiro filme de terror, devo lembrar, para quem ainda não assistiu, que é um longa-metragem de humor negro, ou seja, embora haja mortes e caos, as situações são engraçadas e as risadas dos gremlins se tornam um verdadeiro deboche. É um filme assustador, mas ao mesmo tempo muito divertido.

Há cenas que são consideradas clássicas como a bagunça que os gremlins fazem em um bar da cidade e, a principal, quando todas as criaturas se reúnem em um cinema para assistir o filme “Branca de Neve” de Walt Disney. Os bichos cantando “Eu vou, Eu vou”, é impagável.

Para quem curtiu os anos 80 e assistiu ao filme vale a pena locar o DVD no fim de semana e relembrar, agora, para quem ainda não assistiu, vale a pena ver este filme que hoje pode ser considerado “tosco”, mas é muito divertido.

Érika Svícero Martins França
Jornalista – MTB 28.063

{bimg:9014:alt=filme:bimg}