CINEMA: ARTE OU ENTRETENIMENTO?

Todos nós que adoramos cinema, podemos nos considerar cinéfilos, mas existe uma discussão que chega a ser até filosófica e que divide a opinião de muitos amantes dos filmes cinematográficos: o cinema é arte ou entretenimento?

A expressão “sétima arte” designa o cinema desde 1912, sendo criada pelo italiano Riciotto Canuto através da publicação “Manifesto da Sete Artes”, que coloca o cinema logo após o teatro, música, pintura, literatura, escultura e dança (não necessariamente nesta ordem ).

O Cinema não é só considerado uma arte pelo fato de ser uma forma de registrar acontecimentos ou de narrar histórias, mas pelo fato de ter o poder de nos levar para um mundo mágico, onde tudo é possível ou por nos fazer pensar sobre os mais diversos aspectos que cercam nossa realidade.

Sendo assim, o cinema pode agradar a todos os cinéfilos. Desde aqueles que são adeptos dos filmes independentes, dos filmes popularmente intitulados como “cabeça”, que propõe uma reflexão acerca das situações que envolvem o ser humano como também aqueles que adoram um “blockbuster” ( filmes arrasa-quarteirão ).

Existem cinéfilos que curtem filmes de Wood Allen, de Pedro Almodóvar, que afirmam que a melhor trilogia do cinema é a feita, por exemplo, por Kieslowski: “A Liberdade é Azul”, “A Fraternidade é Vermelha” e “A Igualdade é Branca”, assim como existem os cinéfilos que preferem filmes de ação, de comédia, de pura diversão onde se pode citar trilogias ou séries bem sucedidas como “Indiana Jones”, “Star Wars” ou até mesmo “Harry Potter”( por que não?)

O tipo de película não importa. Há filmes para todos os gostos. O fato é que o cinema, na verdade é arte e entretenimento. Faz-nos pensar e também nos diverte. Mexe com nosso emocional e com as nossas mentes. Sendo assim, apague a luz e pegue a pipoca, pois a partir de agora este espaço é dedicado para exposição de dicas sobre a nossa amada “sétima arte”. Até a próxima.

Érika Svícero Martins
Jornalista MTB 28.063
Assistente Administrativo da Câmara Municipal de Botucatu