Zona Sul já conta com Unidade de Atendimento às Famílias

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a cerimônia de inauguração da Unidade de Atendimento às Famílias – “Luiz Antonio Martins (Kuca)” na região Sul da Cidade. O espaço está  localizado na Rua João Guimarães Carmelo, n°180, no Jardim Aeroporto.

Participaram do evento o prefeito João Cury Neto; presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa (Curumim); secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar e familiares do homenageado representados pela Miriely Silveira Martins. Além da equipe da Secretaria de Assistência Social, secretários municipais, moradores da região e a imprensa local.

A unidade é uma extensão de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Sul. O prédio conta com dala de recepção, duas salas de atendimento, sala de reunião/equipe técnica, cozinha, despensa e três sanitários. 

No local serão atendidas as famílias dos bairros Cedro, Jardim Aeroporto, Jardim Santa Mônica, Parque Residencial 24 de maio, Santa Maria, Residencial do Bosque, Conjunto Habitacional Francisco Blasi, Maria Luiza e adjacências. 

O atendimento na unidade compreenderá a prestação de serviços pela Proteção Social Básica da Assistência Social para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade, por meio de Serviço de Proteção Integral às famílias – PAIF.

No local também será realizado: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Atendimento no domicilio para pessoas com deficiência e idosos por meio de acolhimento; acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações sócio assistenciais; encaminhamento para rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços de outras políticas sociais; orientação e apoio na garantia de seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica em geral; prevenção das situações de risco no território onde vivem as famílias e indivíduos atendendo suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

“Estes serviços já são prestados a 920 famílias referenciadas na região e este novo espaço facilitará o acesso para mais famílias. Já que esta região se encontra em franco progresso e o aumento de moradores com os novos conjuntos habitacionais”, salienta a secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar.

Em seu discurso o prefeito João Cury Neto também enfatizou o desenvolvimento da região Sul. Além da entrega de conjuntos habitacionais, ele mencionou a instalação do Hospital Estadual, Clinica de Dependentes Químicos, parte da duplicação e iluminação da Rodovia Gastão Dal Farra, entre outros investimentos.

“Governar bem é levar os serviços públicos para perto das pessoas.  Com a inauguração deste novo equipamento os moradores e famílias da região SUl terão um espaço em que poderão receber todo o atendimento realizado pela Secretaria de Assistência Social e os programas oferecidos sem terem se que se dirigirem até a Cohab I no Cras Sul, evitando o risco de atravessar a estrada e andar na beira na pista”, comenta o prefeito.