Workshop em Botucatu atualiza sobre normas de instalação interna, segurança e aplicações do gás natural

O gás natural canalizado é um sistema de fornecimento de energia moderno, seguro, ambientalmente correto e econômico, amplamente utilizado nas capitais do mundo todo e recém-instalado na cidade de Botucatu, onde já soma em torno de 60 mil usuários, entre residências, comércios, indústrias e posto de GNV (gás natural veicular).

Buscando ampliar as discussões e a troca de experiência no âmbito da distribuição interna do produto e suas aplicações nos diversos tipos de empreendimentos, a Gas Natural Fenosa, concessionária estadual distribuidora para a região Sul do Estado de São Paulo, promove workshop técnico sobre “Sistemas de Distribuição Interna de Gás Natural e seus usos finais”, no próximo dia 18/5, das 9h às 17h, no Excellence Plaza Hotel, no Centro de Botucatu.

Uma iniciativa da Gas Natural Fenosa em parceria com a ABRINSTAL (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações), por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da concessionária estadual (P&D), o encontro será uma oportunidade para atualização nos temas mais relevantes ligados aos serviços de redes internas de gás natural e instalação de aparelhos a gás, apresentando, ainda, as inovações do setor e avaliando a evolução das atividades no Brasil. “Além de atualizar conhecimento sobre as normas que regem as instalações internas e de aparelho a gás, apresentaremos um quadro analítico do segmento, com o intuito de promover amplo debate e a troca de experiência entre especialistas e fornecedores”, frisou engenheiro José Nascimento Junior, gerente de Operações da Gas Natural Fenosa em São Paulo.

Segurança das instalações de gás

Outro foco relevante do evento serão as informações sobre a Lei Municipal nº 5.646/2014, que trata do cumprimento das normas de segurança para instalações internas de gases combustíveis em obras novas e em reformas, em conformidade com instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, Decreto Estadual e diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), uma exigência da cidade de Botucatu, em linha com as principais capitais brasileiras e em benefício da população.

O workshop terá duração de 8 horas, com dois intervalos para cafés e almoço. Contará com a presença de profissionais da Gas Natural Fenosa, além de representantes da ABRINSTAL, reconhecidos na área de eficiência energética (veja a programação completa, abaixo). Os temas a serem abordados serão:

  • A importância do gás natural, barreiras e oportunidades para ampliação da sua utilização;
  • NBR 15526 – Instalações internas de gás natural;
  • NBR – 13103 – Instalação de aparelhos a gás;
  • Sistemas de aquecimento de água;
  • Aplicações finais e cases de sucesso.

Os participantes receberão material didático e certificado. As vagas são limitadas e é necessário o preenchimento do formulário de inscrição disponível em:http://goo.gl/Avhrb4. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 5531-0847, com Cristina ou e-mail: abrinstal@workoutenergy.com.br. O Excellence Plaza Hotel fica localizado na Avenida Dom Lúcio, nº 1.036, Centro, em Botucatu (SP).

Programação workshop técnico sobre “Sistemas de Distribuição Interna de Gás Natural e seus usos finais”:

9h – 9h30        Recepção  (Duração 30 min);

9h30 – 10h     Abertura: Institucional Gas Natural Fenosa  (Duração 30 min);  

10h – 10h45   A importância do Gás Natural, barreiras e oportunidades para ampliação da sua utilização – Danielle Johann (ABRINSTAL)  (Duração 45 min);

10h45 – 11h   Intervalo para Café (Duração 15 min);

11h – 12h45   NBR 15526 – Instalações Internas de Gás Natural – J. Jorge Chaguri Jr. e Danielle Johann (ABRINSTAL) (Duração 1h45);

12h45 – 14h   Almoço  (Duração 1h15);

14h – 15h30   NBR 13103 – Instalação de aparelhos a gás – J. Jorge Chaguri Jr. (ABRINSTAL) (Duração 1h30);

15h30 – 15h45   Intervalo para Café (Duração 15 min);

15h45 – 16h15   Sistemas de Aquecimento de Água – Danielle Johann (ABRINSTAL) (Duração 30 min);

16h15 – 17h   Aplicações Finais (Cases) – J. Jorge Chaguri Jr. (ABRINSTAL) (Duração 45 min).