Vila Dignidade conta com câmeras de monitoramento

Complexo oferece moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda com base nos conceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessidades deste segmento da população

 

Na tarde desta terça-feira (22) o secretário municipal de segurança e direitos humanos, Adjair de Campos, o comandante geral da GCM, Sérgio Luis Bavia fizeram uma visita técnica na Vila Dignidade na Cohab I, onde foram instaladas câmeras de monitoramento 24 horas para dar maior segurança aos idosos que lá residem.

Para Adjair de Campos “O objetivo é a prevenção de praticas delituosas que poderão ocorrer no local, tal ação faz parte do Programa de Atendimento a Família e ao Idoso (PAFI) instituído pelo GCM em 2013, que visa atendimento prioritário as pessoas idosas de nosso município”.

O residencial, composto por 16 casas e destinado a idosos de baixa renda, foi construído na Rua Marcia Aparecida Galhardo, ao lado do Supermercado Manzini, no Conjunto Habitacional Humberto Popolo (Cohab I).  Integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso, iniciativa do governo estadual que propõe o envolvimento de toda a população, em suas diversas faixas etárias e grupos culturais, e une iniciativas de entidades e órgãos públicos e privados na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso. 

O Programa é o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU, a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e os municípios conveniados. O objetivo é oferecer moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda. São pequenas vilas, projetadas com base nos conceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessidades deste segmento da população. Pelos convênios, as prefeituras ficam sendo responsáveis pela identificação e seleção dos beneficiários e, posteriormente, pela administração do condomínio.