Universidade do Trabalhador recebe três veículos

O primeiro curso de “Eletricista automotivo” promovido pela terceira unidade da Unit (Universidade do Trabalhador), localizada na Vila Nova Botucatu, região Norte do Município, voltada ao segmento automotivo entra em sua reta final.

Os 64 alunos do curso divididos em duas turmas, tarde e noite, que recebem aulas teóricas desde o início de julho começam a por em prática as atividades. As aulas práticas estão sendo realizadas em dois automóveis disponibilizados pelas Secretarias de Obras e Segurança.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Wellington Lopes, explica que estes veículos agora viraram instrumento de ensino para a formação profissional. “Eles estavam inservíveis para suas atividades de rotina e irão proporcionar aos alunos do curso a prática da instalação elétrica automotiva”, enfatiza.

A Unit 3 é uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Nela, poderão ainda ser oferecidos outros cursos gratuitos na área automotiva como de manutenção de climatizadores de ar para veículos, mecânico geral, injeção eletrônica, câmbio, entre outros.

A unidade também conta com o serviço de telecurso oferecido pela TV Oficina Brasil que tem como objetivo atualizar as empresas da área em relação ? s novidades do mercado.

Wellington Lopes ainda destaca que a preocupação do poder público não é apenas com a formação profissional das pessoas, mas também com a ética e cidadania. “Nosso objetivo além formar profissionais é formar bons cidadãos”, afirma.

{n}Palestra motivacional{/n}

Na noite da última terça-feira (28) na Unit 3 foi realizada a palestra motivacional “Em busca do sucesso: Seja diferente, faça a diferença”. Ela foi ministrada por Eduardo Martinez.

A palestra que abordou técnicas motivacionais destinadas ao mercado corporativo reuniu mais de 70 pessoas entre elas alunos do curso de eletricista automotivo, funcionários de oficinas mecânicas de Botucatu, empresários do setor e a população em geral.

{n}Qualificação e emprego{/n}

Com este terceiro polo da Unit, Botucatu se consolida de vez no cenário nacional da qualificação profissional. As ações educacionais da Unit são desenvolvidas por meio da oferta de cursos regulares de capacitação profissional, em programações próprias e específicas decorrentes dos convênios firmados com órgãos públicos, privados e organizações não governamentais.

Com essa e outras iniciativas já foi possível capacitar mais de 2,5 mil pessoas em Botucatu desde 2010 e isso está refletindo no mercado. Em janeiro de 2009, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o Município contabilizava 32.688 pessoas com emprego formal, ou seja, com carteira de trabalho assinada.

Até junho de 2012 esse montante já era de 37.630, mais de 4,8 mil novas pessoas empregadas. A área de serviços é a que mais cresce e hoje emprega mais de 13 mil em Botucatu, seguida pela indústria, com 11,7 mil, e comércio, com 7,5 mil profissionais.

{n}Units em Botucatu{/n}

Unit 1
Rua Moraes Barros, 357 – Centro
Unit 2
Rua Francisco Lyra Brandão, 1.321 – Vila São Benedito
Unit 3
Rua Virgílio Bartoli, 378 – Vila Nova Botucatu