Unit abre inscrições para novos cursos de qualificação

A Prefeitura de Botucatu abre novas inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional pela Universidade do Trabalhador (Unit) que abrangem as áreas de informática/serviços, construção civil e indústria.

Os cursos são os seguintes: Corel Draw, Web Designer, Desenhista Mecânico, Auxiliar de Eletricista, Pedreiro de Alvenaria e Instalador Hidráulico Residencial. Os cursos têm em média 180 horas e a maioria se iniciará no próximo mês de outubro.

Para efetuar a inscrição nos cursos, os interessados devem levar RG e CPF até a Unit 1, no Centro, das 8 ? s 12 horas e das 13 ? s 17 horas. Para os cursos de Desenhista Mecânico, Auxiliar de Eletricista, Pedreiro de Alvenaria e Instalador Hidráulico Residencial, viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além dos documentos pessoais é exigido que a pessoa faça parte do Cadastro Único de Botucatu.

{n}Qualificação e emprego {/n}

As ações educacionais da Unit são desenvolvidas por meio da oferta de cursos regulares de capacitação profissional, em programações próprias e específicas decorrentes dos convênios firmados com órgãos públicos, privados e organizações não governamentais.

Com essa e outras iniciativas já foi possível capacitar mais de 2,5 mil pessoas em Botucatu desde 2010 e isso está refletindo no mercado. Em janeiro de 2009, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o Município contabilizava 32.688 pessoas com emprego formal, ou seja, com carteira de trabalho assinada.

Até junho de 2012 esse montante já era de 37.630, mais de 4,8 mil novas pessoas empregadas. A área de serviços é a que mais cresce e hoje emprega mais de 13 mil em Botucatu, seguida pela indústria, com 11,7 mil, e comércio, com 7,5 mil profissionais.

Os interessados em participar de algum curso de qualificação viabilizado pela Prefeitura também podem entrar em contato pelos telefones 3811-1488 e 3811-1449, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, alocada no prédio da Prefeitura de Botucatu [Praça Pedro Torres, 100 – Centro].

{n}Endereços em Botucatu{/n}

Unit 1
Rua Moraes Barros, 357 – Centro
Unit 2
Rua Francisco Lyra Brandão, 1.321 – Vila São Benedito
Unit 3
Rua Virgílio Bartoli, 378 – Vila Nova Botucatu
Central de Cadastro Único – Programa Bolsa Família
Rua Dr. Cardoso de Almeida n.º 919 – Centro