Tribunal autoriza abertura de supermercados nos feriados

Depois de um dia inteiro de tensão e incerteza por parte dos funcionários e proprietários, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Antônia Regina Tancini Pestana,  deu o seu parecer e autorizou a abertura dos supermercados em Botucatu em dias de feriado, após julgar a liminar do presidente do Sindicato dos Comerciários, Carlos Negrisoli, que vetava a abertura.

A decisão de Antônia Pestana, conhecida no início da noite desta quarta-feira (18),  foi favorável ao pedido de indeferimento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu Sincomércio presidido por Maria de Fátima Baldini e todos os estabelecimentos comerciais do gênero foram avisados desta decisão e poderão funcionar normalmente. Desembargadora se baseou na Convenção Coletiva do Trabalho em vigor que permite aos supermercados abrirem suas portas nos dias de feriado.

Essa foi mais uma queda de braço entre os dois sindicatos que representam o comércio de Botucatu que ainda não chegaram a um acordo sobre o reajuste salarial, processo que vem se arrastando desde agosto do ano passado. Os dois representantes sindicais já tiveram vários reuniões e debateram em programas de rádio, mas o acordo não foi formalizado.

Também os dois sindicatos entraram em conflito com o projeto de lei do prefeito municipal João Cury Neto, que dispõe sobre o horário de funcionamento do comércio, que foi votado e aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal,  com o texto original e sem emendas, depois de dois adiamentos e muita discussão.