Trailers de lanche da Catedral serão transferidos para o Largo São José e Praça Brasil Japão

Cidade
Trailers de lanche da Catedral serão transferidos para o Largo São José e Praça Brasil Japão 21 outubro 2016

(Fotos Acontece Botucatu)

trailers-pracas-7Uma situação que vem se arrastando há alguns anos está próxima de um fim. Os trailers existentes na Praça da Catedral terão como destino o Largo da Igreja de São José e Praça Brasil Japão. A informação foi dada ao Acontece Botucatu pelo secretário adjunto de Comércio e Serviços de Botucatu Antônio Zorzella Neto.

Atualmente, segundo ele, são 10 proprietários na Praça da Catedral, já contando com trailers que ficavam na praça Isabel Arruda e que foram deslocados com a reforma. Estão sendo construídos quiosques padronizados em toda cidade.

“Em breve teremos início a construção desses quiosques no largo São José. Como lá não é uma área da prefeitura, conseguimos junto ao conselho da paróquia uma autorização para a instalação dos quiosques. Eles pagarão uma permissão de uso para a Igreja”, disse Zorzella ao Acontece Botucatu.

trailers-pracas-3Dos 10 trailers existentes na Catedral, 8 irão para o Largo São José e 2 serão instalados na Praça Brasil Japão, juntamente com os que já ocupam aquela área. O investimento nos quiosques varia de R$25 mil a R$30mil, conforme a localização. Segundo a Prefeitura, o valor será pago pelos próprios comerciantes.

“Uma coisa que é importante destacar, aqueles que ainda estavam na informalidade, estão se regularizando, ou abrindo uma empresa, ou abrindo MEI (Micro Empreendedor Individual), não importando a forma. Todos estão deixando a informalidade e passarão a recolher tributos municipais”, completou Antônio Zorzella Neto.

No feriado de 12 de outubro, o primeiro quiosque padronizado foi inaugurado na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima. “Estou totalmente satisfeito. É outro ambiente para trabalhar, mais bonito, com mais espaço e mais higiene para atender o cliente. E o movimento já está aumentando”, comemorou Saulo Henrique Ballestero, proprietário do Saulo Gigante Lanches, localizado na Praça da Adolfo Dinucci, em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Não agradou a todos

O Acontece tentou ouvir outros comerciantes. Um deles aceitou falar, sem ser identificado. “A prefeitura quer que a gente construa quiosque mais não vão ajudar em nada e não vão dar nenhum suporte. Nota zero, nos deixou na mão. A gente pediu para Prefeitura construir e a gente vai pagando, igual a reforma do mercadão, mas o prefeito está irredutível. Além de a gente construir no espaço público vamos ter que pagar aluguel para Prefeitura também”, reclamou.

Outros exemplos devem seguir o mesmo padrão, como quiosques na Vila Aparecida, Cohab 1, entre outros pontos dessa gastronomia.

trailers-pracas-2Quiosques da Brasil Japão em estágio avançado

Os Quiosques da Praça Brasil Japão estão em estágio avançado de construção. No local serão 8 espaços, com a construção de 4 quiosques duplos.

Os dois primeiros tiveram início das obras na última semana e mais dois começam a ser construídos nesta segunda, dia 24. A praça Brasil Japão é um dos pontos mais movimentados , reunindo todos os dias centenas de famílias que frequentam o local.

Ministério Público e TAC

Em outubro de 2015, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto e o promotor de justiça, Eduardo José Daher Zacharias, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obrigava o município a tomar medidas para solucionar a ocupação do espaço público por trailers de lanche e comida de rua. O documento estabeleceu o prazo de um ano para a retirada de todos os trailers que ocupam a via pública ou o passeio público, bem como a proibição da instalação de outros nesses locais.

A Promotoria de Justiça de Botucatu havia aberto inquérito civil para apurar a proliferação pela cidade de casos de comerciantes, que embora tenham autorização para trabalhar como ambulantes, ocupam o espaço público de maneira permanente, prejudicando o fluxo de veículos e pessoas e infringindo a lei.

 

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento