Sincomercio vai realizar Curso de Libras

O Sindicato do Comércio (Sincomercio) de Botucatu e região vai realizar entre os dias 6 a 10 de maio de 2013, o “Curso de Libras” para as empresas e empregados do comércio varejista, em parceria com o Senac.
As inscrições para as 35 vagas disponíveis são gratuitas e os interessados devem comparecer com todos os dados da empresa na sede do Sincomercio até o dia 3 de maio. Caso a procura seja maior do que a oferta, novas turmas serão abertas.

A presidente da entidade, Fátima Baldini, explica que o objetivo da ação é melhorar o atendimento oferecido aos portadores de necessidades especiais. “Devemos aprimorar nosso relacionamento e comunicação com essas pessoas que são grandes frequentadoras dos corredores comerciais de Botucatu, e por isso, há a nossa preocupação em atendê-las da melhor forma possível. Além de ser um desafio, pois é como aprender outro idioma, quando aprendemos nos sentimos bem ao conseguir nos comunicar mais claramente”, comentou.

Como não haverá vaga para todos os empresários e funcionários, a presidente acredita que cada participante poderá contribuir com a divulgação e aprendizagem da Linguagem Brasileira de Sinais. “Quem fizer o curso poderá ser um multiplicador da linguagem de sinais, pois muitas pessoas que não tenham acesso a estas informações podem conhecer alguém com essa deficiência e não saber como se fazer entender. Além disso, todas as empresas vão receber um cartaz com o alfabeto em libras para facilitar a comunicação com os deficientes”, completou Fátima Baldini.

Para Diogo Vieira Ligo Teixeira, gerente do Senac de Botucatu, a pessoa com deficiência também quer ser bem atendida e conseguir fazer suas compras com certa facilidade. “É uma questão de inclusão tanto dos portadores de necessidades especiais como dos funcionários do comércio, que muitas vezes encontram dificuldades até mesmo pela falta de aprendizado de libras, o que dificulta o atendimento”, diz, lembrando que as aulas serão realizadas das 19 ? s 22 horas, na sede do sindicato na Rua Amando de Barros, 817 – conjunto 11 – Centro – Botucatu.