SERT assina contratos da Frente de Trabalho

Na manhã desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Botucatu e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) realizaram a cerimônia de assinatura de contratos do Programa Frente de Trabalho. O evento aconteceu na Casa do Cidadão, localizada na Rua Dr. Cardoso de Almeida, 1001, no Centro.

Comparecerem ao evento o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais; o coordenador do Programa Frente de Trabalho, Luciano Martins; o prefeito João Cury Neto, além de outras autoridades.

Nesta nova etapa foram selecionadas 90 pessoas desempregadas e em situação de alta vulnerabilidade social para participarem do programa. Todos os participantes receberão mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86, seguro de acidentes pessoais e 150 horas de qualificação profissional. No período, os participantes devem prestar serviços de interesse local nas áreas de limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.

Os selecionados permanecem no programa pelo período de nove meses. A participação não representa vínculo empregatício, uma vez que o mesmo tem caráter assistencial e de formação profissional. A jornada de atividades é de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, o beneficiário deverá frequentar um curso de qualificação profissional ou de alfabetização. “Capacitar o cidadão é o principal objetivo deste programa que também oferece condições para que ele retorne ao mercado de trabalho”, diz o secretário Tadeu Morais.

A capacitação no município de Botucatu será promovida pela AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). A escolha do curso varia conforme a carência de mão de obra local. O Programa Frente de Trabalho proporcionou a qualificação profissional e renda para 251 cidadãos em 2012.

Fotos: Assessoria