Semutran lança programa ‘Seguindo em Frente’

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Transporte (Semutran), lançou na manhã desta terça-feira (31 de maio) o programa “Seguindo em Frente”. Ele compreende inúmeras ações que incluem investimentos em tecnologia e na educação, com finalidade de estabelecer maior harmonia no trânsito e diminuir os acidentes.

Entre as novidades está a instalação de 80 placas indicativas com nome de rua nos cruzamentos semafóricos, que receberão 38 contadores regressivos com objetivo de melhorar o fluxo e evitar as colisões entre veículos e atropelamentos de pedestres provocados pelo não respeito ao sinal.

Outra importante ferramenta implantada pela Semutran é a Central de Monitoramento do transporte coletivo urbano. Através de aparelhos GPS, ônibus conseguem ser acompanhados a todo instante, o que permite um melhor controle de toda a frota e suas respectivas linhas.

A tecnologia também tem facilitado a rotina dos serviços executados pela Semutran em Botucatu, que também aproveitou para divulgar o site da Secretaria (http://semutran.botucatu.sp.gov.br) no qual trará, a toda população, informações importantes como, por exemplo, os horários e rotas das linhas do transporte coletivo público municipal. A intenção da Semutran é proporcionar ao usuário, em breve, o acompanhamento em tempo real da localização de cada veículo do transporte coletivo urbano.

A nova página da Secretaria de Transporte na internet fornecerá ainda uma ferramenta na qual calcula-se, utilizando os endereços de partida e chegada, o valor pago ao serviço de taxi oferecido no Município, além de informar os trabalhos executados diariamente.

Dentro do Seguindo em Frente, o Poder Público prevê a instalação de 20 novos abrigos de concreto que serão instalados ainda neste ano. A Semutran tem mapeado os principais locais que precisam de abrigo para os usuários do transporte coletivo e aceitado as demandas da própria população que utiliza o serviço. Em 2010 haviam sido instalados 15 abrigos metálicos e outros 20 de concreto.

Como forma de coibir o abuso da velocidade e, consequentemente, evitar que mais acidentes possam ocorrer no trânsito, a Semutran instalará radar móvel nos principais pontos da Cidade. Os locais onde ficarão tal equipamento serão divulgados previamente. O sistema de Zona Azul também será modernizado. Por meio de equipamentos eletrônicos sua abrangência será ampliada com intuito de proporcionar um maior controle de vagas nas ruas e avenidas.

O programa prevê a continuação da instalação das lâmpadas do tipo LED na parte superior de todos os semáforos da Cidade. Elas geram economia de energia superior 75%, se comparadas ? s lâmpadas convencionais, e redução do custo da mão de obra para manutenção do equipamento, uma vez que o LED oferece maior durabilidade.

{n}Parcerias{/n}

No lançamento do programa, realizado na sala de teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, estiveram presentes autoridades políticas, civis e militares que demonstraram apoio ? iniciativa da Semutran. O comandante do Posto de Bombeiros de Botucatu, Edson Wincker Filho, mencionou que infelizmente os acidentes de trânsito continuam como as principais ocorrências atendidas pela equipe de resgate da corporação local. “Em média, de dez ocorrências que registramos, sete estão relacionadas a algum acidente de trânsito. Ações como essa da Semutran tem todo nosso apoio porque atuam na parte preventiva. Se conseguirmos estimular esse mecanismo, vamos inverter as estatísticas”, afirmou.

O capitão da Polícia Militar de Botucatu, José Semensati Júnior, falou sobre o importante papel da fiscalização na manutenção da ordem estabelecida no trânsito, mas acrescentou que a autuação não deve ser o foco principal no trabalho de conscientização dos motoristas. “Prender um pai de família que foi flagrado dirigindo embriagado não é nada agradável. É apenas o fim de um ciclo que já começou errado. A sociedade com um todo é também nossa fiscalizadora. Sempre brinco com meu filho de quem coloca o cinto de segurança primeiro. Quando não faço, ele imediatamente me cobra. Esse tipo de atitude é que deve ser multiplicada”, salientou.

Mauro Sérgio Rodrigues, diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), foi outro que elogiou a proposta do Poder Público, que incentiva as pequenas ações. Ele informou ainda que apenas em 2010, mais de 600 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram suspensas em Botucatu. “Isso mostra quantos motoristas irresponsáveis temos cometendo infrações como excesso de velocidade e principalmente de direção perigosa motivada pela embriaguez ao volante. Precisamos de um trânsito mais gentil”, destacou.

{n}Educação e investimento{/n}

Mas a educação será mesmo o carro chefe de todo o programa Seguindo em Frente. Campanhas em datas especiais terão a missão de transmitir ? população o respeito ? s leis trânsito e a importância da carona solidária. “Essas ações que estimulam a educação no trânsito contam com a parceria da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, que trabalham diretamente a cidadania de crianças e jovens. Já a carona solidária é uma atitude incorporada por muitos estudantes e trabalhadores de nossa Cidade que utilizam de apenas um veículo em comum para fazerem seus deslocamentos. É menos carro na rua, menos congestionamentos, e em contrapartida, menor a emissão de poluentes no meio ambiente”, enfatiza o secretário municipal de Transporte, Vicente Ferraudo, que aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de kits de material didático do projeto “Se essa Rua fosse minha”, implantado com sucesso em 2010 e repetido neste ano.

Ao todo são 75 kits que chegarão ? s escolas de Botucatu. Eles contêm 40 cartilhas para os alunos, outros 40 para os pais, jogos de memória e DVD que abordam a questão da educação no trânsito. Mais de cem professores, que foram capacitados no final de abril passado, também receberão livros para trabalharem o conteúdo junto ? s crianças dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental. Todo o material foi patrocinado pela Escola Nacional de Seguros [Funenseg] e produzido pela editora Fama. “Temos orgulho de sermos uma das poucas cidades a incorporar, na grade curricular dos alunos, assuntos relacionados ? educação e respeito no trânsito. Vamos começar com as crianças porque elas são nossa próxima geração de motoristas. Elas devem aprender a respeitar o próximo e levar esse conceito aos pais, que devem incentivar as boas atitudes no trânsito”, disse o secretário municipal da Educação, Narcizo Minetto Júnior.

Em seu discurso, o prefeito João Cury Neto aprovou o programa, elogiou o esforço diário de toda equipe da Semutran, e também lembrou dos investimentos feitos pelo Poder Público para a realização de todas as ações relacionadas ? melhoria do sistema de trânsito. “A Prefeitura irá investir pouco mais de meio milhão de reais para termos a tecnologia como aliada na solução dos problemas de trânsito, para a compra de novos abrigos aos usuários de ônibus, e desenvolvermos as campanhas educativas. Também abriremos licitação para a tão aguardada obra da rotatória e ciclovia na Avenida Deputado Dante Delmanto, que trará mais segurança aos motoristas e ciclistas que transitam por este importante trecho da Cidade”, argumenta.

Ao final do evento foi descerrada a placa de lançamento do programa Seguindo em Frente e que homenageia todos os funcionários da Semutran.

{bimg:23192:alt=interna1:bimg}

Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Secretaria de Comunição / Jornal Acontece Botucatu