Semutran faz inspeção de gases em veículos a diesel

A Secretaria de Mobilidade Urbana e o Sindicato dos Caminhoneiros de Botucatu (Sindcam) promovem na próxima terça-feira (22), em frente à Praça Coronel Moura [Paratodos], uma inspeção de gases em veículos movidos à diesel. Esta é mais uma das ações dentro do programa municipal Botucatu Ar + Puro e também da Semana Nacional de Trânsito 2015 no Município. A iniciativa faz parte do programa ambiental Despoluir, da Federação dos Caminhoneiros do Estado de São Paulo (Fecam).

O objetivo é justamente tornar o transporte rodoviário de cargas uma atividade ambientalmente correta através de ações de controle e manutenção dos veículos. Neste sentido, inspeções veiculares periódicas se tornam importantes ações preventivas e corretivas, pois nelas são realizadas medições do nível de emissão de poluentes como monóxido de carbono e hidrocarbonetos.

Segundo a Fecam-SP, mais de 50% da frota que trafegam pelo País tem idade média acima de 20 anos, que são os grandes vilões do meio ambiente. Botucatu hoje registra 91,2 mil veículos. Deste montante fazem parte 9.666 caminhonetes e camionetas; 2.120 caminhões; e 893 ônibus e micro-ônibus.

A fumaça preta produzida pela queima do diesel é uma das mais poluentes nos centros urbanos. Lançada diretamente na atmosfera, ela tem reflexos diretos sobre a saúde da população, principalmente doenças nas vias respiratórias.

No estado de São Paulo os proprietários de veículos a diesel  que não seguem as conformidades de emissão de fumaça previstas em lei podem ser multados em 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs ( R$ 1.275,00). Cidadãos também podem colaborar para a melhoria da qualidade do ar denunciando os veículos que emitem fumaça em excesso pelo 0800-113560 e também pelo site www.cetesb.sp.gov.br.