Semutran cria o Centro de Controle Operacional

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) de Botucatu realiza, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. A campanha é uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério das Cidades, em parceria com os municípios. 

O tema deste ano será “Cidade Para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. O mesmo foi escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dentro do cronograma da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta da Organização das Nações Unidas (ONU) é reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito até 2020. 

Serão distribuídas 20 mil cartilhas explicativas nas escolas e instalados outdoors com mensagens em várias regiões da cidade. Entre as atividades, na próxima quinta-feira (18) acontecerá o lançamento da Semana, juntamente com a inauguração do novo Centro de Controle Operacional da Semutran.

Além disso, no período da tarde, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo (foto), participará de um seminário na cidade de Bauru, juntamente com secretários de outras três cidades (Jundiaí, Araraquara e São Carlos). O objetivo do encontro é discutir a situação do trânsito na região.

 

Tecnologia

 

O uso da tecnologia é uma das apostas da Semutran para aprimoramento do sistema de transporte coletivo da cidade. A inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) é o passo que faltava para garantir um salto de qualidade no monitoramento e gestão da frota que circula pela cidade. O novo sistema é fornecido pela Transdata Smart.

A tecnologia permite acompanhar o atendimento da oferta da frota programada e a pontualidade dos ônibus por linhas, acionando com rapidez a empresa responsável para solucionar possíveis atrasos ou emergências. Os sensores dos veículos, como rotação do motor, câmbio engatado, portas abertas, controle da velocidade máxima podem ser monitorados também para a segurança do veículo e consumo econômico do combustível.

“Para a Transdata Smart é uma honra poder participar desse projeto para a cidade de Botucatu e colaborar para a melhoria da qualidade do transporte público. Um projeto pioneiro e liderado pelo Semutran. A expectativa é trazer a melhoria dos índices de pontualidade e integrar o sistema às outras soluções, proporcionando qualidade e conforto na utilização do transporte público e aumento na adesão dos cidadãos”, ressalta Devanir Magrini, diretor comercial da Transdata Smart.

A Transdata Smart desenvolve outros sistemas integrados, como o sistema de Bilhetagem Eletrônica (para transporte urbano, intermunicipal e rodoviário), sistemas de CFTV com câmeras embarcadas para controle de segurança e o Sistema de Informação de Transporte ao usuário – que permite a qualquer passageiro, por meio de smartphone ou computador conectado à internet, saber o horário atualizado de previsão dos próximos ônibus para algum ponto de embarque e linha de ônibus escolhida, trazendo facilidade de acompanhamento do transporte pela população.

 

Outras ações

 

Em Botucatu, a Semana Nacional de Trânsito contará com outras ações importantes. Na sexta-feira (19), das 7h30 às 9h30, a Rádio Emissora (PRF-8) promoverá a 4ª Cruzada Contra Acidentes de Trânsito, uma grande mesa redonda com representantes da Semutran e instituições como a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Também no dia 19, a partir das 19 horas, será realizada a segunda edição da Caminhada Marcha Lenta e Prefeitura de Botucatu contra acidentes de trânsito. A largada acontece na Praça Alexandre Fleming, defronte ao Hospital do Bairro. 

Já no sábado (20), das 9 às 12 horas, acontecerá o bloqueio “Rotary Rota Kids”, na Praça Coronel Moura (Paratodos), com crianças fazendo a distribuição de material da campanha aos motoristas.

Na segunda-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura incentivará a população a se deslocar pela cidade usando outros meios de locomoção, ao invés de carros e motocicletas próprias. Todos serão estimulados a postar suas fotos através da #botucatusemcarro.

Finalizando a semana, na terça e na quarta-feira (dias 23 e 24), serão realizados bloqueios em diversos pontos da cidade, onde integrantes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, distribuirão material ilustrativo.

Na quinta-feira (25) será celebrado o Dia Botucatuense Sem Carros. Diversos carros batidos serão espalhados pela Cidade, fazendo alusão ao cuidado com o qual os motoristas devem prosseguir no trânsito, evitando assim, qualquer tipo de acidente. “Esta semana é muito aguardada pela Semutran. Todos os anos, buscamos novas ações e neste ano não foi diferente. Em 2014 o tema principal é o pedestre, focando assim nossos esforços no bem estar do mesmo, sem deixar de lado, é claro, a segurança de nossos motoristas”, declara o secretário Vicente Ferraudo.