Semana do Trânsito será iniciada nesta segunda-feira

Informações colhidas junto ? Secretaria de Comunicação dão conta de que a Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) a nesta segunda-feira (20) a Semana de Conscientização do Trânsito em Botucatu, que vem de encontro ao Dia Nacional Sem Acidentes no Trânsito (25 – sábado). O evento, que marca o início das ações voltadas ao tema “Todos por um trânsito melhor”, será promovido na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, ? s 9 horas.

A Campanha de Trânsito 2010 em Botucatu será voltada ? s crianças e não exclusivamente aos motoristas, como no ano passado. “A intenção é passar a mensagem de segurança no trânsito aos filhos destes motoristas para que eles possam atuar positivamente no meio que eles vivem, alertando os pais e toda a família sobre a forma correta de circulação no trânsito”, reforça o secretário municipal de Transporte, Vicente Ferraudo.

A intenção é reduzir ainda mais os acidentes de trânsito em Botucatu. De acordo com dados da Polícia Militar, comparando-se os primeiros semestres de 2009 e 2010, foi registrado queda de 14,5% no número de acidentes com vítima no trânsito na Cidade. “Acho possível reduzir ainda mais esses dados com o passar do tempo, por isso é importante plantar essa semente nos mais jovens e conscientizar os adultos”, completa o secretário de Transporte.

{n}’Se essa rua fosse minha’ {/n}

Como o público alvo da campanha 2010 são as crianças, a Semutran promoveu no mês de agosto um treinamento aos professores dos 4º e 5º anos da rede pública (21 escolas) e particular (três) de ensino de Botucatu, que trabalharão junto a seus alunos conceitos de bom comportamento no trânsito.

O material a ser usado será uma cartilha intitulada “Se essa rua fosse minha”, fornecida pela Escola Nacional de Seguros – Funenseg, dentro do programa de “Preservação da Vida”. No total, foram distribuídos cem kits ? s escolas participantes, com mais de 8 mil conjuntos de livros: 4 mil para alunos e outros 4 mil para os pais. Os professores também já receberam o material.

{n}
Mais investimento{/n}

Além de ações educativas como o “Se essa rua fosse minha”, o “Projeto Visão” (estimula o não estacionamento de veículos próximos das esquinas com reforço nas pinturas de solo), e as recém-criadas faixas de pedestre em diagonal (45º) (criam a impressão de uma lombada para que os motoristas reduzam a velocidade e diminua o risco de acidentes), a Semutran espera implantar até o final deste ano, 92 lâmpadas led nos semáforos de Botucatu, que proporcionarão mais visibilidade, economia de energia, além de serem mais duráveis. “Também estamos organizando 15 ações para serem implantadas no trânsito de Botucatu e que devem ser colocadas em prática de forma gradativa”, adianta Ferraudo.

{n}
Dados da Semutran{/n}

Número de semáforos em Botucatu: 28
Número de semáforos com dispositivo sonoro: 5
Serviço de sinalização de solo: média de 1.200 metros quadros de pintura de solo/mês
Número de novas placas instaladas ou reformadas em 2010: mais de 900 placas

{n}
Parcerias{/n}

Durante a Semana de Conscientização do Trânsito, um grupo do projeto “Crescer Seguro” também promoverá atividades junto ? comunidade. O Crescer Seguro foi criado em 2009 pela pediatra Maria Auxiliadora Gabarra, como forma de promover a prevenção de possíveis acidentes que possam ocorrer com crianças, como queimaduras, afogamentos, intoxicações, asfixias, incluindo também os de trânsito.

Ela possui 37 anos de experiência na área de pediatria, grande parte dedicados ao atendimento de crianças no Pronto Socorro da Unesp. “Infelizmente o atropelamento é a primeira causa de óbitos no trânsito. Por isso nossa preocupação é levar conhecimento, principalmente ? s crianças e jovens, ensinando-os a como utilizar as ferramentas do trânsito, como semáforos e faixas de pedestres. E aos adultos a intenção é mostrar como os equipamentos de segurança do carro, como cintos e cadeiras para as crianças, devem ser utilizados da forma mais correta. Se isso for seguido, as chances de morte no trânsito, em caso de colisão do veículo, reduzem 70%”, informa.

Bloqueios com distribuição de folders e adesivos também serão feitos na Praça Coronel Moura (Paratodos), na Rua Major Matheus (em frente ? Igreja Sagrado Coração de Jesus) e Largo da Catedral Metropolitana na manhã do dia 22 (quarta-feira). No dia 25, a partir das 9 horas, a mesma ação será promovida em conjunto com atividades voltadas a crianças e adolescentes na Praça Emílio Peduti (Bosque).

Além do Crescer Seguro, a Campanha conta com os seguintes parceiros: Polícias Militar, Rodoviária e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 25ª Subseção de Botucatu, Liga do Trauma, Editora Fama e Associação Paulista de Medicina.

{n}
Agenda do Projeto “Crescer Seguro” para a Campanha de Trânsito 2010

Dia 20 – Atividades na Escola Municipal “Profº Luiz Tácito Virgínio dos Santos”
Rua Rosa Maria Camargo Basseto, 214 – Jd. Flamboyant{/n}

• Blitz educativa em frente da escola no período da manhã, com alunos de 8º e 9º anos;
• Circuito de trânsito no pátio da escola com alunos do 4º e 5º anos;
• Logo vivo e educativo com tema sobre sinalização de trânsito com alunos dos 4º e 5º anos;

{n}
Dia 22 – Atividades com os alunos da “Vila dos Meninos”
Rua Coronel Fonseca, 205 – Jardim Bom Pastor {/n}

Circuito de trânsito no pátio da escola com alunos do 4º e 5º anos;
• Logo vivo e educativo com tema sobre sinalização de trânsito com alunos dos 4º e 5º anos;

{n}
Dia 24 – Atividades na Escola Municipal “Profº Jonas Alves de Araújo” – Rua Odete Pacci, 244 – Comerciários 3{/n}

• Blitz educativa em frente da escola no período da manhã, com alunos de 8º e 9º anos;
• Circuito de trânsito no pátio da escola com alunos do 4º e 5º anos;
• Logo vivo e educativo com tema sobre sinalização de trânsito com alunos dos 4º e 5º anos;

{n}
Dia 25 – Atividades com crianças e adolescentes na Praça Comendador Emílio Peduti (Bosque) {/n}

• Blitz educativa no semáforo de pedestre junto a Praça do Bosque no período da manhã;
• Circuito de trânsito na Praça do Bosque com crianças e adolescentes;
• Estação educativa – demonstração de equipamentos de segurança para carros, bicicletas e skates;