Semana de Trânsito 2015 terá várias atividades

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) de Botucatu promoverá, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito 2015. A campanha é uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério das Cidades, em parceria com os municípios.

O tema deste ano será "Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”. Vale lembrar que Botucatu já assinou em 2011 o pacto proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito até 2020. 

As primeiras peças publicitárias sobre a Semana Nacional de Trânsito já começaram a ganhar as ruas do Município. A campanha, que será lançada oficialmente no dia 18, às 9 horas, na própria sede da Semutran, ainda prevê a distribuição de 13 mil panfletos através de bloqueios educativos em parceria com a Guarda Civil Municipal e Policia Militar. Carros batidos também serão colocados em pontos estratégicos da Cidade com objetivo de chamar a atenção de motoristas e pedestres para a campanha. 

No dia 18 tem passeio ciclístico noturno, dia 19 inspeção veicular gratuita e dia 20 caminhada contra os acidentes de trânsito. No dia 22 de setembro, além de uma inspeção de gases para veículos movidos a diesel, será o “Dia Mundial Sem Carro”, ação na qual a população é estimulada a se deslocar pela Cidade através de outros meios de transporte ou mesmo a pé. Já o dia 25 marca o Dia Botucatuense sem Acidentes.

“Botucatu já ultrapassou a marca dos 90 mil veículos, o que é muito preocupante. Por isso o Poder Público Municipal tem buscado investir ainda mais em tecnologia e outros dispositivos de sinalização, mas especialmente na educação no trânsito, seja com as campanhas permanentes quanto às atividades da Escolinha de Trânsito na qual passam mais de 400 crianças por mês. Neste contexto, a Semana Nacional de Trânsito concentra tantas ações diferentes mas que de forma conjunta têm uma só finalidade: reduzir drasticamente os acidentes e mortes no trânsito”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo.

 

Cronograma

Dia 18 de setembro (sexta-feira)

•9 horas – Lançamento da Campanha

Local: Semutran

•19 horas – Passeio Ciclístico Noturno pela Paz no Trânsito

Local da largada: Praça Coronel Moura [Paratodos]

 

Dia 19 de setembro (sábado)

•9 às 17 horas – 7ª edição Inspeção Veicular Gratuita

Local: Bolsão de estacionamento da Emef – “Dr. Cardoso de Almeida” [Cardosinho]

 

Dia 20 de setembro (domingo)

•8h30 – 3ª Caminhada Botucatuense Contra os Acidentes de Trânsito

Local de largada: Rua Vitor Atti, 145 [em frente à Guarda Civil Municipal]

 

Dia 22 de setembro (terça-feira)

•Dia Mundial Sem Carro

•9 às 15 horas – Inspeção de gases em veículos movidos a diesel

Local: Praça Coronel Moura [Paratodos]

 

Dia 23 de setembro (quarta-feira)

•19h30 – Palestra motivacional “Acredite você pode mais!” – com Hélio Gomes de Souza

Local: Espaço Cultural (Cine Janelas)

 

Dia 24 de setembro (quinta-feira)

•8 horas – 5ª Cruzada Contra os Acidentes de Trânsito [debate com representantes dos principais órgãos de segurança ligados ao trânsito]

Local: Rádio PRF-8

 

Dia 25 de setembro (sexta-feira)

•Dia Botucatuense Sem Acidentes