Segurança intensifica ações ? s pessoas desvalidas

O secretário municipal de Segurança Pública de Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos em entendimento com a secretária municipal de assistência social, Amélia Maria Sibar irá intensificar o atendimento a pessoas desvalidas que, geralmente, embriagadas estão dormindo a luz do dia nas calçadas debaixo do sol forte devido às altas temperaturas, que tem se verificado nos últimos dias.

Somente nas últimas horas a Guarda Civil Municipal (GCM)  encaminhou ao Projeto do Centro de Atendimento ao Migrante Itinerante e Mendicância (Camim) quatro pessoas que estavam em situação de risco, atendendo chamado da população através do telefone 199.

Segundo Adjair de Campos há moradores de rua que não aceitam o atendimento social, sendo assim solicitou aos assistentes sociais da prefeitura, que orientassem os guardas em novas técnicas de convencimento para melhor atender as pessoas em vulnerabilidade. “Mesmo porque esses indivíduos embriagados, caídos nas calçadas podem sofrem com desidratação ou insolação, que poderão prejudicar sua saúde”, pondera o secretário.

Também a ação faz parte de um projeto da GCM e assistência social do Camim, coordenado pela equipe da assistente social Neide Zonta, com apoio das secretarias de Assistência Social  e Segurança,   voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Visitando vários locais da Cidade, principalmente praças públicas e casas abandonadas, essas pessoas são resgatadas e levadas ao Camim onde são assistidas.  “O fator predominante no sucesso desta ação social é a contribuição da população que solicita diuturnamente no número 199 acionando o auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade”, comentou o comandante da GCM, Sérgio Bavia.

Neide Zonta destaca que  não são atendidos apenas  migrantes ou desvalidos como também pessoas que se encontram vagando pelas ruas embriagadas e são encaminhadas ao Camim ou para suas próprias casas. “O importante é que esta camada da população não pereça em casas abandonadas, praças, e em outros lugares desta Cidade”, destaca.