Secretaria de Obras investe na revitalização de praças

Mais três praças de Botucatu estão em plena revitalização. Nos três casos, a Secretaria Municipal de Obras entra com o material e as empresas com a execução do serviço. Somados, os investimentos em todas elas são de aproximadamente R$ 165 mil. A expectativa é que os trabalhos de recuperação destes espaços públicos sejam concluídos até o final do mês de abril, casos as condições climáticas sejam favoráveis.

 

Augusto Freire de Palma

No Jardim Paraíso, região Norte, a Praça Augusto Freire de Palma, localizada ao lado da Rua Daniel Zacarias, o campo de futebol ganha novo alambrado e mais areia. O pátio interno agora é de concreto polido para a instalação de playground e academia ao ar livre.

Reforma e instalação de novos bancos; dez novas lixeiras; instalação de postes anti-vandalismo e sistema elétrico novo; bebedouros (incluindo um para cães); demolição e reconstrução de calçamento do entorno; rampas de acessibilidade e paisagismo; também fazem parte da revitalização da praça.

 

Anita Garibaldi

No Centro, a Praça Anita Garibaldi, na confluência da Avenida Floriano Peixoto com a Rua General Telles, é outra que está ficando de cara nova. Todas as pedras portuguesas estão sendo retiradas para a colocação de 340 metros quadrados de piso intertravado, material antiderrapante de maior durabilidade e que favorece a absorção da água no solo.

Guias foram recuadas para a criação de estacionamento aos taxistas. O ponto de ônibus na calçada também será recuado com objetivo de oferecer melhor mobilidade aos pedestres e pessoas com deficiência. O ângulo de curva entre as ruas General Telles e Tiradentes foi aumentado para oferecer mais conforto e segurança aos motoristas que seguem em direção à Vila Maria e outros bairros da região Leste.

O projeto ainda prevê a instalação de lixeiras; bebedouro; piso tátil para pessoas com deficiência visual; postes anti-vandalismo e sistema elétrico novo; rampas de acessibilidade;  paisagismo e pintura.

 

Botumirim

Já no Jardim Ciranda, região Leste, a Praça Botumirim, localizada junto à Rua Domingos Cariola, voltará a ser o espaço de lazer e convivência que tanto a população aguardava. Ela ganhará reforma e complemento de passeio com instalação de novos bancos, no sistema de iluminação, além de um novo paisagismo.

Também serão realizados: reparos e pintura na caixa de areia, com a instalação de dreno visando o escoamento de águas pluviais; instalação de playground; construção de rampas de acessibilidade; bebedouro; instalação de lixeiras e Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para coleta de material reciclado.

 

Praça Brasil-Japão

Além destas três praças, a Prefeitura de Botucatu deve entregar para abril, mês de aniversário da Cidade, a revitalização da Praça Brasil-Japão. Ao longo de todo ano passado, a Secretaria de Obras promoveu melhorias no local, como a reforma do lago artificial, reforço da iluminação, construção de rampas de acessibilidade e instalação da primeira academia ao ar livre voltada exclusivamente às pessoas com deficiência física.

“Agora iremos começar a nova proposta de paisagismo que deixará esta praça, símbolo da história japonesa, ainda mais bonita. No geral, além de investir na reforma de algumas praças, também temos buscado dar mais atenção na conservação destes espaços, onde a comunidade se encontra e passa momentos de lazer com família e amigos. Por isso entendemos que esse é um investimento bem feito, que atinge diretamente a qualidade de vida das pessoas”, argumenta o secretário municipal de Obras, André Peres.