Secretaria de Estado da Cultura discute projetos em Botucatu

Primeiro foi o Tribunal de Justiça de São Paulo que fez a doação do prédio do antigo Fórum, na Praça Rui Barbosa, ao Município. Depois em recente visita ? Cidade o governador Geraldo Alckmin afirmou que no prédio seria instalada uma Pinacoteca, a primeira no interior do Estado.

Por fim, na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito João Cury Neto e os secretários municipais de Cultura, Osni Ribeiro e de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueiroa, recepcionaram uma comitiva da Secretaria de Estado da Cultura que visitou Botucatu para avançar nas tratativas para o desenvolvimento de importantes projetos e, é claro, discutir os detalhes da instalação da primeira Pinacoteca do Estado, fora da cidade de São Paulo.

{bimg:17480:alt=interna1:bimg}

Compuseram a delegação o diretor da Estação Pinacoteca, Marcelo Mattos Araújo; a coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL), Adriana Cybele Ferrari e o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini. O grupo conheceu as dependências do antigo Fórum, que passará por reformas para abrigar a Pinacoteca.

A comitiva também visitou o Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, que será reformado e ampliado, podendo receber novos investimentos em parceria com o Governo do Estado e a Biblioteca Municipal “Emílio Peduti”, que terá ampliação de acervo e inovações tecnológicas que possam torná-la uma referência.

{bimg:17481:alt=interna2:bimg}

Valer lembrar que Andrea Matarazzo, ao ser mantido no comando da pasta da secretaria de Estado de Cultura pelo governador Geraldo Alckmin, revelou sua intenção de “interiorizar” a Cultura. Com isso, o prefeito João Cury Neto colocou o município de Botucatu ? disposição para abrigar novos investimentos e celebrar parcerias com o Estado.

Segundo o prefeito, com os recursos garantidos para reforma e ampliação do Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão” e a conquista da cessão de uso do prédio do antigo Fórum, que abrigará a Pinacoteca, o município contará com dois importantes espaços aptos para abrigarem projetos inovadores na esfera cultural.

“O anúncio feito pelo governador Geraldo Alckmin de que Botucatu receberá a primeira Pinacoteca do interior nos deixou muito felizes e vai de encontro ao nosso projeto de transformar o município em um pólo regional de cultura e estamos caminhando nesse sentido para beneficiar não só Botucatu como a região”, colocou João Cury. “Entendo que o que é bom para Botucatu também é bom para nossas cidades vizinhas”, complementou.

{n}Botucatu na Virada Cultural Paulista{/n}

Também foi cogitada nesse encontro a possibilidade de Botucatu ser incluída entre as cidades que fazem parte do calendário da Virada Cultural Paulista, prevista para acontecer no próximo mês de março.

A Virada Cultural é um evento anual com o intuito de promover 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e história, entre outros e se estende a várias cidades do estado, uma semana após a realização da Virada na capital paulista.

Em São Paulo, com contornos superlativos, o festival possui palcos temáticos como a Avenida São João, Praça da República, Largo do Arouche e Estação Júlio Prestes. Em Botucatu os eventos poderiam ocorrer em locais distintos como Teatro Municipal, Praça da Catedral, Praça do Bosque e Praça do Paratodos.

Em 2010 a Virada ocorreu em 30 cidades diferentes do interior e litoral paulista: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e na região Metropolitana da Baixada Santista com Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

Fotos: David Devidé