Rotatória recém-construída ganha lombadas e sinalização

A recém-construída rotatória da Avenida Dante Delmanto ganhou novos dispositivos de segurança. Foram construídas pela Secretaria Municipal de Obras duas lombadas, em ambos os sentidos de entrada da rotatória, com objetivo de conter a velocidade dos motoristas. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) também realizou as sinalizações de solo e vertical para que os veículos parem antes de fazer o contorno. 

Vale lembrar que, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a preferência numa rotatória é sempre do veículo que já está circulando por ela. “Isso vale em qualquer rotatória, de qualquer cidade. Por isso contamos com a atenção, prudência e bom senso dos motoristas. Também destacamos que desde que a rotatória na Dante foi construída e aberta, nenhum grave incidente foi registrado, mostrando que a maioria da população entendeu a principal finalidade desta rotatória: que é a de permitir o retorno seguro de motoristas que trafegam pela avenida e organizar a distribuição do trânsito neste eixo de entrada da Cidade, algo inexistente no passado”, comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo.

Mesmo com a rotatória e o semáforo instalado desde o final de 2013 na Dante Delmanto, no cruzamento com Rua Paleologe Guimarães, a Semutran informa que continuará a instalar semanalmente o radar móvel na avenida com proposta de conscientizar os motoristas a respeitarem o limite de velocidade da pista.

 

Tecnicamente correta

Segundo o engenheiro Marcos Rezende, responsável pela fiscalização do contrato de obra da rotatória da Dante, garante que o projeto obedeceu as normas do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), já que o círculo central do dispositivo conta com 30 metros de diâmetro. 

A medida cumpre o tamanho mínimo exigido pela legislação. Como o local é adensado com imóveis residenciais e comerciais, tornou-se inviável executar desapropriações que garantissem a construção de um dispositivo de segurança ainda maior. A Prefeitura agora trabalha no projeto de paisagismo da avenida que deve ser realizado em 2015.