Rotatória da Floriano Peixoto em fase de conclusão

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), tem trabalhado durante toda essa semana na conclusão da nova rotatória na Avenida Floriano Peixoto. A obra, que se encontra em sua fase final, tem como objetivo melhorar o fluxo dos veículos que passam pelo local.

O projeto inclui sinalização em solo, placas de orientação, pintura em lombada, além da instalação de semáforo de pedestres entre as Lojas Cem e o supermercado Jaú Serve. O ponto de ônibus até então locado no Poupatempo também passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (30), em frente ao Jaú. A Semutran já providenciou uma faixa informativa para a população que utiliza o transporte coletivo.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo, a rotatória possui dois raios de circunferência que podem ser utilizados pelos motoristas. “No centro da rua há uma lombada. Dessa forma foram feitos dois raios de circunferência. O primeiro raio é uma faixa seccionada e o segundo, uma faixa contínua. Então se as pessoas quiserem ter a passagem pelo raio menor, podem utilizar a faixa contínua. Trata-se de uma rotatória que possui dois raios para que um carro maior possa virar”, explica.

Além disso, Ferraudo frisa que nesse projeto as tradicionais placas de Pare dão lugar a sinalizações com os dizeres Dê a Preferência. “A ideia é fazer com que nesse ponto exista uma placa diferente das restantes da Cidade. Nos três pontos do cruzamento nós colocamos uma placa dizendo o seguinte: dê a preferência. Dessa maneira, as pessoas deverão dar a preferencial para quem estiver fazendo o contorno da rotatória. Este é o princípio do Código Brasileiro de Trânsito”, ressalta o secretário.