Revitalização da Amando avança com recape e troca de calçamento

Rua Amando - 13-06 - Foto Cesar Culiche (8)Conforme anunciado, o fim de semana foi de muito trabalho para as equipes da Secretaria Municipal de Obras que avançaram para o terceiro quarteirão no projeto de revitalização da Rua Amando de Barros. No final da tarde de sábado (11), assim que as lojas fecharam as portas, teve início o trabalho de remoção das antigas guias e do calçamento no quarteirão entre as ruas Siqueira Campos e Moraes Barros. O serviço se estendeu pelo domingo (12).

Quem circulou pelo principal corredor comercial da Cidade nesta segunda-feira (13) ficou impressionado com a quantidade de trabalhadores, máquinas e veículos no local. A movimentação já era intensa nas primeiras horas da manhã. Funcionários da Sabesp trabalhavam na substituição da antiga rede de água nos dois lados da rua e na troca dos ramais das ligações dos imóveis.

Rua Amando - 13-06 - Foto Cesar Culiche (3)“Estamos executando o serviço em conjunto com a prefeitura, à medida em que as etapas da obra avançam. A rede de água da Amando de Barros estava em boa situação, mas resolvemos substitui-la para dar uma qualidade ainda maior às ligações. Agora todos os ramais e a rede serão inteiramente novos. As obras caminham dentro do esperado”, afirma o gerente de Divisão, Sandro Henrique Brambilla Ramos.

Segundo ele, é motivo de satisfação para a Sabesp contribuir para o processo de revitalização da Amando, uma obra aguardada há décadas pela população. “Ficamos lisonjeados em trabalhar junto com a prefeitura em uma obra tão importante. A população tem entendido a importância desse grande investimento. Essa transformação será um legado para a cidade”, comenta.

Rua Amando - 13-06 - Foto Cesar Culiche (2)Por conta das várias frentes de trabalho, o trânsito de veículos na Amando de Barros foi interrompido entre as ruas Coronel Fonseca e Monsenhor Ferrari. O trabalho de construção das novas guias no terceiro quarteirão da revitalização já foi iniciado na tarde desta segunda-feira. A expectativa é que o alargamento das calçadas e instalação do novo piso intertravado [drenante e antiderrapante], rampas de acessibilidade, novas redes de água, piso tátil direcional para deficientes visuais e a instalação dos primeiros bancos de madeira sejam concluídos no prazo de uma semana.

Também no período da tarde teve início o trabalho de recapeamento asfáltico do trecho entre as ruas Coronel Fonseca e Siqueira Campos, onde as obras já se encontram em estágio mais avançado. Os serviços estão a cargo da Semam Terraplenagem e Pavimentação e a previsão é que sejam concluídos ainda nesta terça-feira (14). A rua Velho Cardoso também será recapeada no trecho entre as ruas Curuzu e Cardoso de Almeida. No total serão utilizadas cerca de 400 toneladas de asfalto.

Rua Amando - 13-06 - Foto Cesar Culiche (4)De acordo com a Secretaria de Obras, dentro de 15 dias será possível concluir os dois primeiros quarteirões que servirão de referência para a população conhecer a transformação que acontecerá na Amando, até o cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco.  Esse trabalho inclui sinalização de trânsito, instalação de bancos, lixeiras, guarda corpo com floreiras, paisagismo e iluminação. O objetivo da Prefeitura é concluir toda revitalização da Amando entre setembro e outubro deste ano.

“A qualidade em cada detalhe desta grande obra é reflexo do quanto toda a equipe da Secretaria de Obras está envolvida com ela. É uma obra que tem sido conduzida a várias mãos, inclusive ouvindo sugestões da população. É uma enorme responsabilidade executar essa revitalização a altura da importância que a Amando tem para nossa cidade. Mas tenho convicção que a Cidade se orgulhará dela”, enfatiza o secretário de Obras, Rafael Athanazio.

Rua Amando - 13-06 - Foto Cesar Culiche (5)Sobre a revitalização – Além da ampliação das calçadas, a revitalização da Rua Amando de Barros fará com que o estacionamento de veículos passe a acontecer em apenas um dos lados da via, com ampliação da pista de rolamento de 3,55m para algo em torno de 4 metros. Também será feita a recuperação da pavimentação asfáltica em toda extensão da Amando, desde o Lavapés.

A compactação da rede elétrica e telefônica só terá início depois que a CPFL concluir a substituição de alguns postes e transformadores. O recapeamento total da Rua Amando, bem como a instalação dos semáforos, acontecerá apenas na reta final das obras.

Também está prevista a implantação de câmeras de monitoramento para reforçar a segurança no local. Haverá reforço no sistema de iluminação, com utilização de lâmpadas mais potentes, econômicas e eficientes.

Rua Amando - 13-06 - Foto Cesar Culiche (7)